22 de maio de 2021 2:46 por Da Redação
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) inaugurou, nessa sexta-feira (21), o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), representando o início de uma nova era na saúde pública de Alagoas.
Estiveram presentes à solenidade o deputado federal Paulão (PT), a deputada Ângela Garrote (PP), Marcos Ramalho, secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o reitor Henrique Costat, a vice-reitora Ilka Soares, a médica e ex-secretária municipal de Saúde de Maceió Silvana Medeiros, e a ex-secretária estadual de Saúde e diretora do Cedim, Katia Born.
O Cedim/Uncisal dá mais um passo importante com o lançamento de novos serviços, passando a ser referência para os exames de punção por agulha grossa e ultrassonografia bilateral, além da ampliação de mamografias para rastreamento.
Por meio do telelaudos, municípios conveniados com a rede de diagnóstico da Universidade passaram a ter acesso a laudos com maior rapidez, contribuindo de forma mais eficiente para o diagnóstico e tratamento da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ampliação dos serviços e aquisição de novos equipamentos o Cedim/Uncisal passa a ser referência na 1ª Macrorregião da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde, através do secretário Alexandre Ayres e do secretário executivo Marcos Ramalho, foram os responsáveis pela aquisição dos aparelhos que permitirão ampliar os serviços. O Cedim terá capacidade de realizar 40 mil mamografias por ano, além de 7 mil ultrassonografias e cerca de 1.500 biópsias.
O Centro de Patologias e Medicina Laboratorial da Uncisal (CPML) tem sido um parceiro importante do Cedim e irá realizar 1.719/ano exames anatopatológico da mama. O público que vem sendo atendido é, essencialmente, formado por usuários do SUS em Alagoas.