quinta-feira 25 de abril de 2024

Ato Político-cultural celebra Centenário de Paulo Freire

Ato será realizado nesta quarta-feira, 26, 30 anos depois da data em que Freire visitou assentamento do MST

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação

aulo Freire e Nita Freire no assentamento Conquista da Fronteira, no município de Hulha Negra-RS, em 1991, para lançamento da Campanha de Alfabetização de Jovens e Adultos nas áreas de Assentamentos e Acampamentos do MST no RS | Arquivo MST

Com o objetivo de trazer presente a dialética do pensamento de Paulo Freire neste ano de seu Centenário, o MST realiza nesta quarta-feira (26) o Ato Político-Cultural “Viva Paulo Freire: Um Educador do Povo”. A atividade, que será transmitida nas redes sociais do Movimento, trará a conjuntura atual e como os escritos de Paulo Freire ajudam a pensar a ação dialógica e o esperançar.

De acordo com a organização do evento, o ato deve trabalhar o legado de Freire, articulando suas obras com sua práxis, a partir de falas políticas, depoimentos e intervenções artísticas e culturais. A ideia é trazer a defesa de seu legado, de uma educação libertadora e as principais ações desenvolvidas no especial do Centenário Paulo Freire.

O ato terá como público a militância e base do MST, o conjunto de educadores e educadoras do MST e parceiros de outras organizações nacionais e internacionais. Rosana Fernandes, coordenadora político-pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), ressaltou como o legado de Paulo Freire conversa com os trabalhos nos assentamentos e acampamentos do MST.

Slide 1
Slide 2

“Podemos afirmar que Paulo Freire segue vivo em nossos territórios através do jeito como o próprio MST se organiza, de forma coletiva e cooperada; mantendo uma relação horizontalizada e dialógica com debates e reflexões permanentes. Uma dessas expressões é a organização em núcleos de base, compostos por poucas famílias, o que relembra os ‘círculos de cultura’ já que os núcleos podem servir para tomar decisões e estudos”, afirmou.

A data escolhida para o primeiro evento on-line deste Centenário marca os 30 anos da visita de Paulo Freire ao assentamento Conquista da Fronteira, no Rio Grande do Sul, para o lançamento do primeiro Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos dentro de uma área do Movimento. Rosana lembra que o MST “é um dos movimentos construído historicamente pelos oprimidos que Paulo sempre defendeu como capazes de se educarem para a sua libertação e de toda a sociedade”.

Entre os desafios deste legado nos dias atuais, a coordenadora lembra da conjuntura, e reconhece o êxito de experiências de formação e trabalho de base como a Escola Popular de Agroecologia Egídio Brunetto, na Bahia, e o Centro de Formação Paulo Freire, em Pernambuco, dentre outras escolas que terão exposição durante o ato.

“Um dos principais desafios é reconhecer que Paulo Freire é um educador para além do seu tempo, segue atual e seu legado deve ser implementado amplamente para que o processo de conscientização aconteça e assim, a classe trabalhadora possa construir um novo projeto de país”, concluiu.

Serviço

Ato Político-Cultural: Viva Paulo Freire
Data: 
26/05 (quarta-feira), às 16h
Onde: No Youtube e Facebook do MST

Fonte: Página do MST

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

25 de maio de 2021 1:33 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *