Conflitos na Palestina são tema de mesa redonda na 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

0
Por Vanderlei Tenorio

 

 

 

Nesta sexta, dia 28, a 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino discute o conflito na região da Palestina, tendo como foco o corpo feminino. A mesa redonda, que acontecerá às 14h no canal do Youtube do festival, terá a presença de Mahasen Nasser-Eldin, diretora do curta “O Protesto Silencioso”; Dina Matar, professora e pesquisadora e Riham Isaac, artista e professora. Elas vão discutir as diferentes formas de experimentar os “modos de ser palestina”, levando em conta a trágica experiência do conflito.

O evento tem como objetivo provocar, a partir de uma perspectiva histórica, uma reflexão sobre a guerra no território palestino. Mais do que buscar definir a identidade palestina, o intuito é buscar formas de habitar e de se perceber como mulheres sujeitas de uma história que, muitas vezes, insiste em apagá-las e confiná-las a partir de uma lógica de silenciamento, restrição e condensamento de suas experiências.

A mediação será feita por Daniele Regina Abilas, pesquisadora e produtora cultural, e Fernando Resende, doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

A 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é um evento gratuito, totalmente online e patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação completa está disponível no site cinamaarabefeminino

Deixe uma resposta