quinta-feira 18 de abril de 2024

Voto impresso é o retorno da fraude eleitoral e da instabilidade política

A democracia brasileira avançou com as urnas eletrônicas e avançará ainda mais com a biometria. A memória de Leonel Brizola não merece ser atacada com tamanho anacronismo.

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella

Leonel Brizola

 

 

 

 

 

A liderança de Leonel Brizola exercida por tanto anos é inquestionável, como não se pode negar que foi um caudilho nacionalista. A defesa do Brasil e de sua riqueza, de políticas públicas como a educação é, entre outras, sua marca deixada como herança política.

Brizola tinha o entendimento da política e das organizações sociais como ação do líder, e não como um movimento coletivo em que os partidos políticos e as entidades da sociedade civil são construídas a partir da base.

A sua liderança política cresceu nos anos anteriores ao golpe militar com a radicalização nacionalista. A ditadura jogou-o no exílio por 14 anos que o amadureceram e o fizeram repensar muitas das suas teses. Passou a conviver com lideranças internacionais. No regresso ao Brasil, em 1979, com a anistia, tenta organizar o PTB; não consegue e funda o PDT com o seu ideário político.

Slide 1
Slide 2

A sua estatura moral e a força adquirida na luta política ampliaram ainda mais a sua imagem, o que facilitava fazer acordos com variados políticos de extração ideológica antagônica sem que sua imagem fosse maculada.

O PDT, há muito sem Brizola, ficou sob o domínio de Carlos Lupi e de um pequeno grupo que, de acordo com a necessidade, como agora, diz: “Nós, do PDT, através do nosso líder Leonel Brizola, fomos os primeiros a falar isso. E temos coragem de dizer a todo o povo brasileiro: sem a impressão do voto não há possibilidade de recontagem. Sem recontagem, a fraude impera”.

É a falta do que dizer ou a tentativa de agradar a setores da direita e da extrema direita que seguem Bolsonaro nesse tipo de argumentação. O voto em cédula é o voto onde as milícias tentam hoje fazer o que no passado faziam os coronéis e caudilhos: controlar e fraudar as eleições à luz do dia.

Brizola reagia à tentativa de fraude de que foi vítima nas eleições de 1982 para o governo do Rio de Janeiro. Naquela época, Brizola desmascarou a justiça eleitoral e a Rede Globo, que eram partes da fraude. A modernização do processo eleitoral com as urnas eletrônicas é o que de melhor poderia acontecer no Brasil. A esquerda venceu quatro eleições e nem os banqueiros contestaram os resultados. A ressalva que se pode fazer é ao candidato derrotado Aécio Neves, em 2014, que sob o argumento de que a confiabilidade da apuração e a infalibilidade da urna eletrônica têm sido questionadas pela população nas redes sociais justifica seu choro de golpista derrotado. O TSE não acatou essa lamúria.

A democracia brasileira avançou com as urnas eletrônicas e avançará ainda mais com a biometria. A memória de Leonel Brizola não merece ser atacada com tamanho anacronismo. Democracia é sinônimo de eleições livres e limpas, participação popular e partidos democráticos.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de maio de 2021 7:00 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

2 Comentários

  • Ótima matéria, uma discussão corajosa e muito importante neste momento. Mas, eu contesto o título! Que quase me fez desistir de ler. O título reforça esse movimento de impressão do voto. Inclusive, é bom lembrar que bolsonaro foi eleito sem voto impresso. Foi fraude?

  • Retorno aos comentários para desfazer a confusão que fiz sobre seu título. A matéria é muito relevante para essa discussão que é corajosa e muito importante para este momento. De modo algum reforça esse movimento de impressão do voto, pelo contrário, coloca as coisas em seu tempo histórico. Inclusive, é bom lembrar que bolsonaro foi eleito sem voto impresso. Foi fraude?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *