sexta-feira 26 de abril de 2024

OAB denuncia aumento dos assassinatos de idosos em Alagoas

Destacando crueldade dos métodos usados por criminosos, Ordem anunciou providências no combate à violência contra este público

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação

Dados foram apresentados durante coletiva na OAB/AL | Assessoria

No ano de 2020, 35 idosos foram assassinados em Alagoas, 34 deles no interior e um na capital. Cinco destas vítimas eram mulheres. Foram dois crimes a mais do que em 2019. Os números foram apresentados na manhã de hoje (11) pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL).

Promovida pela Comissão Especial do Idoso, a coletiva de imprensa ocorreu em alusão ao Dia de Combate à Violência Contra o Idoso – que é celebrado em 15 de junho – e contou com a presença do presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., o secretário-geral da Ordem, Leonardo de Moraes. o presidente da Comissão Especial do Idoso, Gilberto Irineu, o vice-presidente da Comissão, Tutmés Toledo, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Elisabeth Toledo.

Feita com base em números da Secretaria de Segurança Pública, a pesquisa também revela a crueldade dos crimes contra idosos no Estado. Os agressores utilizam arma de fogo, arma branca e instrumentos contundentes (faca, facão ou enxada) contra as vítimas. Houve ainda registros de espancamento e estrangulamento.

Entre os municípios com maior incidência dos crimes, estão Atalaia, Maribondo, Junqueiro, União dos Palmares, Anadia e Mata Grande. O presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., afirmou que a Comissão Especial do Idoso realizará os encaminhamentos necessários, inclusive, de forma conjunta com as Subseções, em relação aos casos ocorridos no interior.

“Observamos que há requintes de crueldade nos casos, além dos crimes cometidos por familiares. Vale lembrar que a violência é um fator cultural. Precisamos trazer a sociedade para o debate sobre o combate à violência”, disse o presidente.

Providências

De acordo com Gilberto Irineu, presidente da Comissão Especial do Idoso, será expedido ofícios ao delegado-geral da Polícia Civil, solicitando informações sobre o estágio dos inquéritos, se foram instaurados, concluídos e remetidos à Justiça; ao Procurador-Geral de Justiça, solicitando providências junto às promotorias dos locais onde ocorreram os casos, a fim de que as promotorias possam acompanhar os inquéritos e processos; além disso, também será encaminhado ao Conselho Estadual do Idoso, solicitando que as providências sejam adotadas.

“O objetivo da divulgação do levantamento é dar ciência à sociedade sobre a importância da atenção à pessoa idosa, do respeito à vida, como também alertar para o cumprimento do artigo 3º do Estatuto do Idoso, que consta ser dever da família, da comunidade e do Poder Público efetivar com absoluta prioridade o direito à vida da pessoa idosa”, pontuou Irineu.

Crueldade

O secretário-geral da Ordem, Leonardo de Moraes, também chamou atenção para a forma como os crimes acontecem e também sobre a questão das delegacias em Alagoas. “Além do debate sobre a violência sofrida pela população idosa, vale destacar a forma como esses crimes estão acontecendo. Alguns estão até ligados à tortura e estupro. É necessário continuar debatendo a questão da denúncia e das estruturas das delegacias para receber esse tipo de população, que muitas vezes não pode voltar para casa”, afirmou.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

11 de junho de 2021 12:19 por Da Redação A Secretaria de Estado da

1 Comentário

  • 15 de Junho, Dia do Idoso! nada a comemorar. Como nossas datas são pra lutar, está aí uma luta importantíssima. Que sociedade não cultiva o respeito a seus idosos? Abandono, descaso na prestação de serviços. Um governo que decidiu reduzir gastos deixando idosos morrerem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *