quarta-feira 27 de novembro de 2024

São João: Procon Maceió orienta consumidores na compra de fogos de artifício

Segundo profissionais, em caso de queimadura não se deve utilizar medicamentos sem consulta, mas sim procurar o hospital mais próximo

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação

Procon alerta aos consumidores para a compra de fogos de artifícios | Ascom Procon Maceió

O mês de junho é o período das tradicionais festas de São João. Apesar de ser uma data festiva, sempre é importante ficar atento aos detalhes. Por isso, o Procon Maceió selecionou algumas dicas para os consumidores sobre os fogos de artifícios neste período de comemoração.

Antes de tudo, é importante que os consumidores comprem fogos em lojas autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e órgãos competentes. Verifiquem a validade dos produtos de acordo com o artigo 18, § 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). E, durante a compra, o vendedor deve prestar informações ao consumidor sobre os riscos provocados pelos produtos considerados perigosos ou nocivos, conforme o artigo 9 do CDC.

Além disso, crianças com menos de 10 anos não podem soltar bombas, apenas fogos luminosos e estalinhos, conhecidos como “traque”. Já as instruções de utilização devem estar sempre na caixa ou embalagem dos fogos de acordo com o artigo 6 do (CDC). Segundo os profissionais, em caso de queimadura não se deve utilizar medicamentos sem consulta, mas sim procurar o hospital mais próximo.

“Os consumidores devem verificar as condições, a validade dos produtos e a autorização dos fornecedores em funcionar e comercializar estes produtos, em cuidado com a segurança e cumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Já em casos de acidentes com fogos de artifícios é preciso acionar os órgãos competentes”, destaca Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió.

Vale ressaltar que o órgão disponibilizou a pesquisa de preços dos produtos de São João, no dia 9 de junho. Nela, também contém o preço dos fogos de artifícios e bombas com a indicação da faixa etária em que cada um deles pode ser utilizado pelos consumidores. O valor varia de R$ 1 a R$ 25. Acesse a pesquisa aqui.

O consumidor que identificar ou suspeitar de irregularidade em relação aos seus direitos pode acionar o órgão por meio dos telefones: 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

Atendimentos presenciais

Os atendimentos presenciais do Procon Maceió estão sendo realizados na unidade do Centro Universitário Uninassau, no bairro Farol. Além da sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para comprovar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

Secom Maceió

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação A mineração predatória que a

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

16 de junho de 2021 12:33 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *