sexta-feira 29 de março de 2024

PT vai ao Supremo para que Arthur Lira analise pedido de impeachment de Bolsonaro

Ex-prefeito Fernando Haddad e deputado Rui Falcão impetraram mandado de segurança no STF para que o presidente da Câmara se posicione sobre pedido de impeachment apresentado em maio de 2020

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação

O deputados Arthur Lira e o presidente Jair Bolsonaro | Divulgação

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP) e o deputado Rui Falcão (PT-SP) querem que o presidente da Câmara, Arthur Lira, analise pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro apresentado em maio de 2020. Para isso, ambos impetraram mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), requisitando que a corte determine que Lira analise esse pedido.

“Os petistas têm a estratégia de repetir o que aconteceu com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, que teve de instalar a CPI da Covid após ordem do Supremo”, afirma a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Em abril, o ministro Luís Roberto Barroso obrigou Pacheco a abrir a comissão a partir de mandado de segurança dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

A peça de agora, elaborada pelos advogados Mauro Menezes e Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, aponta ato omissivo por parte de Lira ao não fazer sequer o exame de requisitos meramente formais ou encaminhar internamente a petição de impeachment por crimes de responsabilidade, assinada pelos petistas e outros 157 signatários.

No pedido de 2020, Bolsonaro é denunciado por, entre outras coisas, participar de manifestações de índole antidemocrática e afrontosas à Constituição, nas quais foram defendidos o fechamento do STF e do Congresso, a reedição do Ato Institucional Nº 5 e a censura à imprensa.

O presidente também é acusado de utilizar poderes inerentes ao cargo para favorecimento pessoal (como as ocasiões em que interferiu na Polícia Federal) e de sabotar os esforços nacionais de combate à pandemia de Covid-19.

O mandado de segurança foi impetrado nesta quinta-feira (1º), um dia após a protocolização do chamado superpedido de impeachment, que reúne mais de 120 pedidos anteriores contra o presidente. Lira disse que também não o analisará agora.

No texto, os advogados argumentam que a ausência de posicionamento do presidente da Câmara autoriza Bolsonaro a insistir no que classificam como “graves condutas”, “permitindo que sejam repetidas e dificultando o exercício livre das funções parlamentares.”

Fonte: Página da CUT

Mais lidas

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

2 de julho de 2021 1:43 por Da Redação A Secretaria de Estado de

1 Comentário

  • Veja as pessoas que estão pedindo o impeachamant, do Presidente Bolsonaro, não pode escultar a sirene do Bombeiro ou Samu, sai correndo pensando que é a Policia Federal. #BOLSONARO2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *