sexta-feira 19 de abril de 2024

Rodrigo Cunha pede apoio à Fecomércio para realizar mutirão de renegociação de dívidas

Iniciativa deve começar por Maceió, no dia 2 de agosto, e seguir pelo interior do estado

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo

Rodrigo Cunha se reuniu com empresários na Fecomércio/AL | Assessoria

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) esteve reunido, ontem (14), com empresários na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL). O parlamentar solicitou o apoio da entidade a um mutirão de renegociação de dívidas, que deve começar por Maceió, no dia 2 de agosto.

Cunha é relator do Projeto de Lei que originou a Lei nº. 14.181/21, em vigor desde o último dia 7, que protege os consumidores do superendividamento. De acordo com o senador, no processo de atualização do código do Consumidor, constatou-se que o Brasil, em comparação com outros países, estava atrasado quanto ao tratamento das pessoas endividadas.

A nova lei altera o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento.

A intenção é tornar possível o retorno dessas pessoas à situação de regularidade, para que voltem a consumir de forma saudável. “Uma empresa que vai à falência, pode criar mecanismos para buscar uma recuperação judicial. Então o que nós estamos falando aqui é um comparativo: criar ferramentas para a recuperação de uma pessoa física”, afirmou Cunha.

O presidente da Fecomércio, Gilton Lima, vê como positiva a iniciativa. “Esse evento vai ajudar muitas pessoas e trazer benefícios para a economia, pois o consumidor limpa seu nome e as empresas recebem um crédito que não esperavam”, observou.

A ideia é levar os mutirões aos municípios de Delmiro Gouveia, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Rio Largo. O calendário deverá ser divulgado em breve.

Cartão de crédito é o maior “vilão” do endividamento

No Brasil, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em junho, sete em cada 10 famílias brasileiras encerraram o primeiro semestre de 2021 com dívidas, chegando a 81,8% a proporção das famílias que utilizaram o cartão de crédito como principal tipo de dívida.

Em Maceió, números do Instituto Fecomércio/AL apontam que o endividamento alcançou 62% dos lares. Seguindo a tendência nacional, mas com uma margem maior, o cartão de crédito é utilizado por 96,8% dos endividados.

Esse comportamento dos consumidores reflete uma prática usual das operadoras: disponibilizar créditos superiores à renda dos usuários. E em um país onde a educação financeira ainda engatinha enquanto os apelos de consumo aumentam, assim como a inflação, não é difícil encontrar quem acabe perdendo o controle das próprias contas.

Cartão de crédito é utilizado por 96,8% dos endividados | Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Um problema que sempre foi visto de maneira individual, mas que não é individual, mas social. Falo sobre as dívidas de quem está no SPC/Serasa; de quem não consegue mais pagar suas dívidas com sua receita”, disse Cunha.

Foi dado o primeiro passo para abertura do Núcleo de apoio ao Superendividado (NAS) nesta quarta-feira (14). A portaria que regulamenta o funcionamento e atividade do NAS foi publicada no Diário Oficial do Município. O local servirá para auxiliar os consumidores endividados, orientando e incentivando a renegociação de dívidas com os seus credores.

Procon Maceió criará o Núcleo de Apoio aos Superendividados

Em Maceió, o Procon Municipal deve inaugurar o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS) em 30 dias, anunciou a Secom nessa quinta-feira (15). Caberá ao Núcleo promover um atendimento individual de consumidores superendividados, o desenvolvimento de medidas preventivas e corretivas, a orientação dos consumidores quanto ao planejamento e a melhor forma de saldar suas dívidas, além da instauração de processos administrativos conciliatórios e sancionatórios.

Quem desejar ser atendido pelo NAS deve preencher alguns requisitos básicos, como ser pessoa física e capaz, além de possuir disponibilidade financeira de sanar a dívida. Os profissionais realizarão uma entrevista inicial com os candidatos, onde será verificada a veracidade das informações prestadas, além da condição de superendividamento do cidadão.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

15 de julho de 2021 3:43 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *