Prefeitura de Marechal Deodoro desmancha obra inacabada orçada em R$ 2,1 milhões

Moradores denunciam que obras de pavimentação dos povoados Riacho Velho, Bica da Pedra e Auxiliadora estão abandonadas

0
Por Marcos Berillo

Comunidade fecha via para cobrar conclusão de obras de pavimentação e drenagem | Cortesia

Moradores denunciam que as obras de pavimentação dos povoados Riacho Velho, Bica da Pedra e Auxiliadora, no município de Marechal Deodoro, estão “abandonadas” e, com as chuvas, tem causado transtornos para moradores e turistas que se aventuram a chegar ao famoso Balneário do Broma.

Veja a situação da estrada em imagens feitas por um internauta:

A Prefeitura de Marechal Deodoro promete reiniciar o trabalho entre 30 e 45 dias. A medida foi anunciada após a comunidade ter feito um protesto na manhã de hoje (19) para cobrar a conclusão das obras de pavimentação e drenagem. Os moradores queimaram pneus e galhos de árvores para bloquear o acesso ao Riacho Velho, que foi fechado às 4h e somente foi liberado às 7h30. O protesto foi acompanhado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

O secretário de Infraestrutura de Marechal, Vítor Almeida, foi até o local da manifestação e fez uma promessa aos manifestantes. “Vamos passar a máquina para diminuir os buracos. Nós iniciamos a obra, mas, por questões técnicas, não pudemos concluir porque só tem esse acesso e a via é estreita. O pavimento seria de paralelepípedo, mas estamos mudando para asfalto. Em torno de 30 a 45 dias nós devemos iniciar as obras”, afirmou.

Logo após o protesto, a prefeitura enviou máquinas até o local para remover os paralelepípedos que haviam sido colocados na estrada de acesso. Moradores reclamam do desperdício de recursos públicos. Veja:

A obra é executada pela prefeitura, com financiamento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba  (Codevasf), no valor de R$ 2,1 milhões, conforme apuração feita pelo 082 Notícias.

Valores liberados para obra inacabada que foi desmanchada pela Prefeitura de Marechal Deodoro | Reprodução

Confira a nota emitida pela Prefeitura de Marechal Deodoro:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SEMINFRA) informa que as vias de acesso ao povoado Riacho Velho teve o projeto de pavimentação em paralelo e drenagem iniciado. Entretanto, alguns problemas foram encontrados, por tratar-se de uma via de acesso único. A pavimentação em paralelo exige um prazo de, no mínimo, 30 dias para a “cura” da obra, não podendo haver circulação nenhuma de veículos durante esse processo.

Pensando no bem-estar dos moradores, a Prefeitura de Marechal Deodoro refez o projeto e deve retomar a obra já com a drenagem e pavimentação em asfalto, que exige um tempo de obra menor. O projeto já está em processo licitatório e deve ser iniciado em cerca de 40 dias, a depender somente dos prazos e exigências jurídicas.

Banner

Deixe uma resposta