quinta-feira 28 de março de 2024

A Rua do Comércio

o Grande Ponto que já foi o Produban, a Porta do Sol com suas tradicionais empadas, o Bar Elegante, o Café do Cupertino, lugar em que ficavam Graciliano Ramos e seu grupo.

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior

 

Café Colombo no início do século XX

Os sociólogos e historiadores sempre se preocuparam com o processo urbanístico, entendendo que as cidades, as vilas e as ruas contribuíam bastante para a história das regiões e de seu povo. A concentração de populações em cidades e ruas provoca mudanças socioculturais que, segundo Emilio Williams, consiste na secularização ou individualização. As ruas, por exemplo, forçam até modificações de costumes.

O mestre Raymond Ledrut, na sua monumental obra Sociologia Urbano, estuda o urbanismo e a cultura sem esquecer o homem rural. Ele fala da personalidade coletiva das ruas.

Melo e Povoas primeiro governador das Alagoas, foi um mestre do urbanismo da cidade de Maceió e traçou sua planta, como observa Craveiro Costa, com as ruas em direção ao mar. Neste trabalho, lembramos a velha Rua do Comércio que foi Rocha Cavalcanti e voltou a ser a Rua do Comércio.

No início deste século, o comércio se fazia quase exclusivamente nesta rua hoje tão diferente, cheia de agências bancárias e grandes lojas. O pesquisador vai encontrar nessa artéria municipal casas comerciais como Almeida Guimarães, Ferreira Santos & Cia., Antônio Bento da Silva Coelho, Manoel Mendes & Cia., Rodrigues Cardoso & Cia., Teixeira Basto & Cia., a Farmácia Braga, do Dr. Aquino Braga, Boa Aventura de Amorim, Antônio Pinto & Cia., Manoel Rodrigues de Oliveira, a Casa Feliz, de José Magalhães da Silveira, Bazar de Novidades, Bazar Italiano de José Casseli & Cia., João Lauria com a Casa Lauria, Clemente Magalhães da Silveira (sapataria), a Farmácia Calmon, Antônio Maurício da Rocha, Francisco G. Fontan com sua loja e alfaiataria Nova Aurora, Manoel Fulco, Viúva Prado & Cia, Firmino Vasconcelos (farmácia), Augusto Vaz da Silva (Livraria Santos) e outras.

Na década de trinta a paisagem da Rua do Comércio começa a ser modificada, mas as lojas, com suas prateleiras barrocas, de amarelo vinhático ou jacarandá, ainda existiam; os portugueses, homens dedicados, vindos de além-mar para a nova pátria, atendiam as senhoras e senhoritas com toda distinção; era influência da belle époque que dominara Paris.

A Loja Paulista, de Alberto Lundgren & Cia. Ltda. Já existia; o Bar e Confeitaria Colombo era o ponto dos intelectuais e homens de negócios. A Loja América, do deputado José Lages, era o ponto dos políticos; a Casa Mercúria era especializada em molduras, estampas e espelhos. O Sr. Luiz de Carvalho era o dono da Tipografia Alagoana; surgia a Drogaria Campos, do farmacêutico Fernando Malta Campos. Um novo armazém – Faenda de Dietiker & Cia. fazia sua inauguração. A firma João Nogueira importava vinhos, licores, charque, queijos; Rosa da Costa & Cia. importava miudezas e perfumarias; Tércio Wanderley & Cia. exportava e importava estivas; Durval Guimarães possuía sua casa de ferragens e louças; a Casa Lages, anunciava suas camas de ferro fabricadas em máquinas a vapor; a Sapataria Brasil era do italiano Francisco Guerra; João Davino era importador de estivas em geral; a Casa Londres, de Elpídio Andrade, era especialista em artigos para homens. Muitas eram as chapelarias, como a de Cândido Ribeiro.

Rua do Comércio nos anos 50

O pesquisador, lendo os velhos anúncios dos jornais e revistas da época, pode até fazer um livro sobre a Rua do Comércio. Lembrar-se do Bar Alemão, que anunciava possuir uma grande vitrola para deleitar os fregueses; o Grande Ponto que já foi o Produban, a Porta do Sol com suas tradicionais empadas, o Bar Elegante, o Café do Cupertino, lugar em que ficavam Graciliano Ramos e seu grupo. O interessante é que naqueles idos de trinta, o comércio era uma verdadeira Cinelândia. Existiam os cinemas Floriano, Odeon, Moderno e Capitólio. Foi neste último que, no dia 02 de abril de 1933, foi levado o filme Casamento é Negócio, produção da “Guadio-filme”, grande iniciativa do saudoso Guilherme Rogato, um herói que não pode ficar esquecido pelo que fez por Alagoas.

Os artistas de Casamento é Negócio foram Moacir Miranda, Luiz Girrard, Agnelo Fragoso, Armando Montenegro, Morena Mendonça e o inesquecível Major Bonifácio Magalhães da Silveira. O argumento do filme foi do poeta e contista Carlos Paurílio. O assunto era o drama do petróleo, tese perigosa que deu muita cadeia, como ocorreu com Monteiro Lobato.

Mas o destino das Alagoas é ser precursora de tantas coisas boas e úteis. E relembrar a velha Rua do Comércio é válido. É história para as novas gerações. É saudade também.

(*) Texto de Bráulio Leite Júnior publicado no livro História de Maceió, Edição Catavento, 2000.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

27 de julho de 2021 9:40 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *