quinta-feira 25 de abril de 2024

Chico Anistia: um nome que simbolizou a Campanha pela Anistia em 1979

Chico Anistia faz parte da luta pela redemocratização do Brasil, onde milhares de patriotas saíram dos cárceres da ditadura, da vida clandestina e os que viviam no exílio reencontraram as suas famílias, a pátria e a liberdade.

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella

Chico Anistia no Congresso de Reconstrução da UNE, em Salvador.

A Lei da Anistia (nº 6.683/79) completa 42 anos em 28 de agosto. O general e presidente João Baptista Figueiredo concedeu a anistia a todos os perseguidos políticos pela ditadura militar depois de intensa campanha nacional e internacional organizada por parlamentares, pela OAB, CNBB, ABI, o Comitê Brasileiro pela Anistia, sindicatos, em Alagoas quem organizou a campanha foi a Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos (SADDH).

A campanha estadual contou com a participação de estudantes e profissionais liberais, trabalhadores e intelectuais, foram esses setores os principais dinamizadores das mobilizações em Maceió.

A Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos (SADDH) foi a entidade que coordenava as atividades, a sua direção era constituída por dirigentes e militantes do PCdoB, pelo menos a maioria dos  ativistas.

Chico Anistia com o senador Teotônio Vilela

O destaque entre os ativistas era o estudante de economia Francisco de Assis Correia Gomes, o seu envolvimento e participação nas manifestações no campus da Ufal e nas ruas de Maceió fez com que ao seu nome fosse incorporado a palavra que simbolizava a luta: anistia, daí em diante o Francisco Gomes passou a ser denominado de Chico Anistia. Entre os colegas de curso, nas assembleias estudantis, por onde o militante do PCdoB andava alguém o identificava como o novo nome.

Slide 1
Slide 2

A professora da Ufal, Alba Correia e tia de Chico é uma militante histórica da esquerda alagoana, dirigente do PCdoB é a responsável pela filiação do sobrinho no Partido Comunista do Brasil. Quando o Brasil comemora 42 anos da última anistia, é forçoso lembrar que faz 36 anos que o economista Chico Anistia morreu num trágico acidente automobilístico na Bahia em 1985.

A campanha pela anistia não pode ser escrita sem que seja contada a participação de tantos patriotas e entre esses o mais animado e símbolo da campanha em Alagoas. Chico Anistia faz parte da luta pela redemocratização do Brasil, onde milhares de patriotas saíram dos cárceres da ditadura, da vida clandestina e os que viviam no exílio reencontraram as suas famílias, a pátria e a liberdade.

Passeata pela Anistia em Maceió, em 1979
Poema de Chico Anistia

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de agosto de 2021 8:59 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

1 Comentário

  • Que bela homenagem e resgate histórico! Que figura humana extraordinária, Chico Anistia. Que possamos gritar bem alto que as mudanças sãos feitas por quem arregça as mangas. A tarefa de mudar o mundo precisa de muitos braços mais! De preferência, de muitos e muitos chicos’anistia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *