5 de agosto de 2021 1:16 por Braulio Leite Junior
As novas gerações desconhecem o perfil da antiga Maceió recortado pela estrutura arquitetônicas do antigo Palácio do Governo do Estado de Alagoas. Ele se situava nas imediações do lugar onde se levanta hoje edifício Ari Pitombo e prédios circunjacentes. Tinha a imponência das construções pomposamente oficiais dos tempos do Brasil colônia. Vinha da época dos primeiros barões de Alagoas e, de certo modo, dada a sua disposição próxima ao mar, postava- se praticamente no vestíbulo da cidade, entre os começos ladeirosos da Rua do Comércio e os começos da Praia do Sobral, onda desembocava o Salgadinho até a administração Ismar de Góis Monteiro. De modo que dos balcões de suas janelas podia se ver uma parte do porto e receber, em primeiro lugar, os visitantes da cidade.
Era solene como velha construção -montado sobre um alto calçadão do qual nenhuma ideia se pode fazer. A sua frente foi erguido o hoje igualmente demolido Hotel Bela Vista. E vários hotéis se organizaram nas suas proximidades, entre eles o Hotel Pimenta, um dos mais antigos de Maceió, com sua área de construção hoje ocupada pelo edifício Delmiro Gouveia, e o Hotel Avenida, quase em frente à estação ferroviária levantada pelos ingleses da Great Western, além de pequenas hospedarias também situadas em seu derredor. Havia bombas de gasolina, naquela época, manipuladas através de manivelas.
No Palácio Velho, como o chamavam os contemporâneos, instalou-se, depois da inauguração do seu sucessor na Praça dos Martírios, o Palácio Floriano Peixoto, escritórios comerciais, modestas oficinas de consertos mecânicos, pensões de estudantes e de uma vasta categoria de pessoas pouco afortunadas, valendo destacar que em uma de suas salas térreas funcionou a primeira escola Remington para o ensino de datilografia. À frente do Palácio Velho realizaram-se meetings famosos, com a participação de tribunos notáveis da época. E também alguns conflitos políticos, com vítimas fatais, tiveram lugar diante da fronteira do histórico e desaparecido solar que teria hospedado o Imperador Pedro II.