quinta-feira 25 de abril de 2024

Salvar a juventude da violência é o ato político mais importante para Maceió

A escola pública é um dos poucos espaços – em muitos bairros, é o único ‒ de que as crianças e os adolescentes pobres dispõem.

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella

 

mtst.org/noticias: Foto por Christophe Simon / AFP

Segurança pública é um tema que não faz parte da agenda das prefeituras; é assunto exclusivo dos governos estaduais e do governo federal, conforme norma constitucional. Muito embora as prefeituras das capitais e cidades de porte médio disponham de guarda municipal, que não são polícias, muitas delas foram militarizadas e são tão repressoras como as polícias militares.

A administração municipal deve focar prioritariamente na prevenção à violência, sem haver prejuízo das ações de controle e fiscalização dos espaços públicos e/ou recuperação de espaços públicos, proteção do patrimônio público municipal e promoção dos direitos humanos. Se a administração municipal cumprir esses requisitos, haverá uma significativa melhoria na convivência das pessoas pela cidade, o que aumenta a sensação de segurança.

Essas ações devem constar do programa de segurança municipal, acrescidas ainda dos serviços de iluminação pública, conservação de vias, parques e praças, coleta regular de lixo nos bairros periféricos. Não é necessário dizer que os bairros onde moram a classe média e os ricos nunca ficam sem limpeza pública e os demais serviços estatais.

Governar invertendo as prioridades tem sido a dificuldade dos gestores públicos. A escola pública é um dos poucos espaços – em muitos bairros, é o único ‒ de que as crianças e os adolescentes pobres dispõem. O professor, o diretor e os funcionários das centenas de escolas estão fazendo o que é possível; sobre eles recaem todas as responsabilidades e, inclusive, as incúrias administrativas da rede de ensino. Essa é apenas uma face do problema.

Slide 1
Slide 2

Em Maceió, de 2016 a julho de 2021, foram assassinadas 1.741 crianças, adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos. A proteção das crianças, dos adolescentes e dos jovens deve ser o ponto mais relevante da administração municipal. As vidas perdidas pela violência e as vidas perdidas pela pandemia têm impactado as famílias. Os milhares de vidas perdidas são majoritariamente de negros.

Reprodução/TV Ponta Verde

A ausência do Estado abriu o caminho para que as organizações criminosas do tráfico dominassem parte do território e para que políticos estendessem seus tentáculos, dominando as periferias de Maceió com mão de ferro, no estilo das milícias.

A violência contra jovens pobres não tem incomodado setores majoritários da classe média, dos ricos e também dos políticos. Salvo as honrosas exceções, a violência é um problema afeto à polícia.

O prefeito JHC e o vice-prefeito Ronaldo Lessa deverão estruturar políticas públicas que protejam esse setor vulnerável da sociedade. Os governantes como regra devem ser pressionados pela sociedade civil. Esse é o melhor instrumento para impulsionar o gestor público e o Estado.

As administrações dos prefeitos Cícero Almeida e Rui Palmeira, nos últimos dezesseis anos, deram as costas para o problema. Não quiseram entender que milhares de jovens assassinados fosse um problema para a administração municipal.

A violência contra crianças, adolescentes e jovens não tem se reduzido. A atual administração, não se sabe ainda qual política irá apresentar, mas tomou a iniciativa e abriu a discussão com a sua base de apoio. Resta saber quais agentes sociais serão convocados pra discutir a cidade de Maceió.

Os pacotes apresentados pelos gestores públicos em geral não são bem recebidos pela população. Mobilizar a população, entender que as divergências fazem parte do processo e, mais que isso, entender que a construção democrática é trabalhosa e requer paciência e tolerância. Se o prefeito não entender essa questão básica, não terá uma política que seja inclusiva e em que a cidadania seja fruto do processo de construção democrática.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

7 de agosto de 2021 11:39 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *