19 de agosto de 2021 4:40 por Da Redação
A Cooperativa Pindorama inicia, oficialmente, a moagem da safra 21/22 nesta sexta-feira, dia 20. No ciclo passado, a Usina Pindorama bateu recorde de moagem com 1,035 milhão de toneladas de cana beneficiadas. Para este ano, de acordo com a diretoria da empresa, há uma projeção de aumento de cerca de 10% em relação à safra anterior.
Segundo o gerente industrial Elielson Queiroz, a estimativa é de que sejam moídas 1,150 toneladas de cana, gerando a produção estimada de 50 milhões de litros de álcool e 1,1 milhão de sacos de açúcar de 50kg. Uma missão de ação de graças foi realizada, na terça-feira passada, dia 17, nas dependências da usina marcando o início do período da moagem da cana na cooperativa.
Visita técnica
Nessa quinta-feira, 19, o diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, recepcionou o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Alagoas, Jader Oliveira. A visita teve cunho técnico, com o objetivo de conhecer as operações e testemunhar a qualidade do processo de produção da empresa, localizada em Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas.
Na oportunidade, foi apresentada ao representante do Mapa toda a estrutura produtiva, a exemplo das fábricas de sucos concentrados e em pó, de derivados de coco e de leite, além de balas e a usina de açúcar e etanol, assim como o Memorial René Bertholet. Na ocasião, também foram apresentados os projetos sociais e educacionais executados no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup).
Jader Oliveira respaldou a maneira como o sistema cooperativista é aplicado em Pindorama. “Isso é resultado de um modelo de gestão muito bem executado. A Pindorama já é conhecida nacionalmente por isso. É uma cooperativa de extrema importância para o Brasil inteiro, um trabalho exemplar”, disse.
Segundo Oliveira, além de conhecer de perto a empresa, a visita também serviu para desenvolver ideias e estreitar laços para futuras compras governamentais. “Projetos dos quais a Pindorama pode participar, pela sua organização, espertize, conhecimento e a dedicação, que podem cooperar muito, não só com Alagoas, mas com o Nordeste”, afirmou.
Cooperativismo
Na visita, o presidente da Pindorama destacou a importância do cooperativismo direcionado. “Trabalhamos como empresa, com planejamento. Nada aqui pode ser por acaso. Com isso, diariamente vemos os resultados positivos surgindo, tudo baseado no profissionalismo, capacitação e colaboração, para que todos os envolvidos saiam ganhando, que é a base do que praticamos aqui: o cooperativismo propriamente dito”, pontuou.
Klécio Santos também fez questão de destacar os valores sobre os quais a Pindorama foi alicerçada. “Isso só se mantém até hoje porque foi construído sobre uma base forte, de gente de bem, de um estatuto bem elaborado, de um planejamento de futuro bem construído. Quem trabalha por algo maior, tem algo maior, respeitando todos os limites e tomando todos os cuidados”, finalizou.
Fonte: Assessoria