20 anos do 11 de setembro: 5 filmes para entender o ataque terrorista que mudou o Estados Unidos

0
Por Vanderlei Tenorio

 

 

 

 

 

 

 

O BBC News Brasil abriu seu editorial da sexta-feira (10) comentando que poucos acontecimentos ganham lugar na história com o nome de sua data. Sem necessidade de dizer o que ocorreu naquele dia, o marco no calendário sugere uma nova realidade — por isso, muitos acontecimentos conhecidos dessa forma são marcos nacionais, como ‘‘o 4 de Julho’’ (independência dos EUA), ‘‘o 14 de Julho’’ (queda da Bastilha na França) ou, no Brasil, ‘‘o 7 de Setembro’’. No século 21, um acontecimento é universalmente conhecido por sua data: o 11 de Setembro.

O nome se refere ao dia 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos sofreram o maior ataque a seu território desde o bombardeio japonês à base de Pearl Harbor (no Havaí, em 1941). Na manhã daquela terça-feira de setembro, no primeiro ano do século 21, quatro aviões comerciais americanos foram sequestrados na costa leste do país.O BBC News Brasil lembra que dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center (WTC), na ilha de Manhattan, em Nova York, um chocou-se com o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Washington D.C.), e outro caiu numa área desabitada no Estado da Pensilvânia.

A imprensa estadunidense contabilizou o seguinte, ao todo, 2.977 pessoas foram mortas nos ataques, além dos 19 sequestradores dos aviões. O editorial do BBC frisou que o 11 de Setembro é considerado o ataque com o maior número de mortos da história. E reitera que,além disso, foi uma tragédia que mudou, em vários aspectos, os rumos do mundo.
Para entendermos melhor o impacto do ataque terrorista de 11 de setembro, resolvi separar 5 filmes que retratam o ataque por diferentes perspectivas:

Voo United 93 (2006)

O filme conta a história dos passageiros do voo 93 da United Airlines. Um dos voos sequestrados por terroristas da Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. O avião tinha alvo um ponto importante do governo americano, mas os passageiros evitaram uma tragédia maior. O filme recebeu indicações ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Edição em 2007.
Onde assistir: Telecine

As Torres Gêmeas (2006)

O filme do diretor Oliver Stone conta a história de dois agentes da autoridade portuária, interpretados por Nicolas Cage e Michael Peña, que acabam ficando presos nos escombros do World Trade Center após ajudarem pessoas a saírem do local pouco antes das torres desabarem.
Onde assistir: Netflix, Telecine e Prime Vídeo.

Quanto Vale? (2021)

No filme protagonizado por Michael Keaton, o ator assume o papel de um advogado responsável por negociações de indenizações entre empresas e vítimas de familiares do atentado de 11 de setembro. A trama do filme envolve a complicada relação de dor de familiares e vítimas com o ambiente burocrático que mistura a defesa da economia americana, com interesses de empresas aéreas que estavam em crise antes do atentado e deveriam pagar milhares de dólares em indenizações.
Onde assistir: Netflix.

O Terminal (2004)

O filme surge como uma boa alegoria, o enredo é centrado em um estrangeiro que fica preso dentro de um aeroporto no auge da tensão provocada pelo 11 de Setembro. Os protocolos de segurança ficaram mais rígidos, mas ele colhe uma onda de simpatia, apesar da dureza do oficial da imigração. Em crítica publicada no Omelete, em 2004, Marcelo Forlani analisou que ‘‘O Terminal’’ (2004)não chega a ser um monólogo como foi ‘‘O Náufrago’’ (2000), mas Tom Hanks prova mais uma vez que é um excelente ator. Não apenas o seu sotaque está ótimo, mas ele coloca no olhar de Viktor a mesma ingenuidade que tinha Josh, o menino que quer e consegue virar um adulto em ‘‘Quero ser grande’’ (1988). Viktor está o tempo todo descobrindo a sobreviver em sua nova casa. A cada novo dia, ele soma novas palavras ao seu vocabulário, se vira para conseguir comida e lugar para dormir.
Onde assistir: Prime Vídeo.

Reine sobre Mim (2007)

O filme conta a história de Charlie Fineman, interpretado por Adam Sandler, que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001. O protagonista mostra como a preocupação com segurança mudouno mundo todo depois do ataque.

Onde assistir: YouTube e no Globo Play

* Com informações do BBC, do Terra e do JC.

Deixe uma resposta