Vinícola Vale das Colinas, em Garanhuns, aposta no diferencial

Enoturismo é uma atividade muito recente na região, mas, tem atraído um grande público

1

Mensagem de boas-vindas aos visitantes | Reprodução/Instagram

Na Chácara Vale das Colinas, em Garanhuns/PE, está localizada a primeira vinícola do Agreste, com pesquisa desenvolvida pela Embrapa Semiárido, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Federal (IF – Sertão/PE).

Inicialmente, as uvas foram cultivadas e colhidas no campo experimental do IPA, em Brejão. Em seguida, foram levadas para o tratamento do vinho no Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido, em Petrolina.

O projeto testou dez variedades de uvas europeias ao longo de três anos. Destas, três brancas (Muscat Petit Grain, Sauvignon Blanc e Viognier) e três tintas (Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah) se adaptaram às condições de solo e clima. A primeira colheita já foi realizada e se iniciaram a produção.

Vinícola fica localizada em Garanhuns/PE | Reprodução/Instagram

A implantação da vinícola teve início em 2013, mas ela somente foi aberta para o enoturismo em novembro de 2020. É uma atividade muito recente, mas, que tem atraído um grande público da cidade e da região de Garanhuns, além de outros estados.

Ao adotar o conceito de vinícolas-boutique, que tem um significado bastante diferenciado ao produzir em pequena escala, a colheita ser manual (fator que emprega mais mão de obra) e a procura da qualidade dos seus vinhos, a vinícola Vale das Colinas abre uma nova perspectiva para a região Agreste de Pernambuco, como um novo “terroir” brasileiro.

A safra de 2021 foi limitada e, por esse motivo, a venda dos vinhos será para consumo na própria vinícola.

O espaço criado para os apreciadores de vinhos e para as famílias é muito grande e bonito, os clientes podem passar horas degustando vinhos, queijos, se servindo de café e chocolate quente em piquenique no bem tratado gramado. Para as crianças, são disponibilizados pedalinhos no lago em frente à vinícola.

A Lojinha

No local, o público também pode adquirir vinhos, doces, biscoitos, chocolates, sucos, salgados, queijos finos, sobremesas e deliciosos cafés.

Lojinha oferece variedade de produtos | Reprodução/Instagram

Serviço:

Fazenda São Silvestre, SN, Caixa Postal 265 Zona Rural, Garanhuns – PE, 55293-970.

Telefone: (87) 99933-4052

1 comentário

Deixe uma resposta