quinta-feira 28 de março de 2024

Jaraguá do passado

A Companhia Geral de Obras e Construções – Geobra- fixou trilhos até a praia do Sobral, destruindo as belas dunas que ali existiam e eram o fascínio dos “alpinistas” da meninice de outrora.

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior

 

Ponte de Desembarque. Fonte: www.historiadealagoas.com.br

A construção do porto de Maceió, obra que a todos parecia temerária, decretou a morte dos antigos trapiches que vinham do século passado. A Companhia Geral de Obras e Construções – Geobra- fixou trilhos até a praia do Sobral, destruindo as belas dunas que ali existiam e eram o fascínio dos “alpinistas” da meninice de outrora. Pouco a pouco, implacavelmente, os vagões da Geobra iam desmontando as dunas e conduzindo a areia para o fundo do oceano em Jaraguá – trabalho penoso e ameaçador. Os operários lá mergulhados não podiam vir à tona com demasiada rapidez; houve casos fatais de homens esvaindo-se em sangue devido à súbita diferença de pressão sobre o organismo. Os descrentes apregoavam que aquele cais estava fadado à destruição e quando apareceram em Maceió falsas moedas de dois mil réis, de um amarelo duvidoso, logo foram apelidadas de “geobras”.

 

A antiga enseada era alegre e movimentada com a sua flotilha de barcos diversos de todos os tipos. Havia as alvarengas, as barcaças, as lanchas, as catraias e os rebocadores, todos com nomes pitorescos. Estes últimos possuíam dupla finalidade: serviam para rebocar as alvarengas e também conduziam passageiros, em número de trinta. Os mais conhecidos eram o Viking, de Nobre & Cia, com força de 120 cavalos (as sagas medievais celebram os feitos dos vikings, guerreiros navegadores e mercadores dos países escandinavos, que promoveram expedições dos fins do séc. VIII ao começo do séc. XI); o Emperor (Imperador), de 100 cavalos, pertencente ao trapiche Williams, que datava de 1902, e possuía dois guindastes manuais e um a vapor, para três toneladas; e ainda o Carlos Broad depois batizado por Leão (da Usina Leão), de apenas75 cavalos de força. Carlos William Broad, brasileiro, a despeito do nome, foi, juntamente com Francisco de Barros Pimentel Goulart (comanditário) e Ezequiel Pereira da Silva, socio da grande firma exportadora de açúcar Goulart & Cia, que mantinha embarques para o sul do país e também para o exterior, principalmente Inglaterra e Argentina. Além disso, a firma se ocupava de comissões e representando em Alagoas os Grandes Moinhos Gamba, de São Paulo, e a Cia. Anglo-Sul-Americana de Seguros. Ficava na rua da Alfândega, com endereço telegráfico Napoleão (Terra das Alagoas -Adalberto Marroquim, Roma, Editori Mglione & Strini, 1922).

Getúlio Vargas inaugura o Porto de Maceió em 1940. Fonte: www.historiadealagoas.com.br

O trapiche Williams, já mencionado, pertencia a Branckes Boxwell & Cia.. Havia ainda um trapiche que pertencia à Great Western; o Brasileiro Galvão, o da Alfândega, o Bandeira (1902); o Dois Irmãos, de Basto Machado & Cia. e o Pereira Pinto, de Silva & Pereira Pinto. Uma observação: o Bandeira pertencia a J. Pimentel Goulart, de modo que não sabemos se era o mesmo que aparece com o nome de Goulart & Cia.

 

Ligado à memória da antiga e buliçosa enseada avulta a esquecida figura daquele grande nadador – quem lhe lembrará o nome?- que as águas rompia com os seus braços até os navios ancorados ao largo, recebendo aplausos de passageiros e tripulantes. Contava-se até – lenda ou verdade? -que, muitas vezes, montou ele no dorso pacifico dos botos, assim passeando à tona d’água, para admiração do todos. Coisas de uma Maceió de ontem.

(*) Texto de Bráulio Leite Júnior publicado no livro História de Maceió, Edição Catavento, 2000.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

21 de setembro de 2021 9:08 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *