sexta-feira 19 de abril de 2024

O Lyceu Alagoano

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior

 

O Lyceu Provincial em 1849 funcionava na Praça Dom Pedro II. Depois foi erguida a sede dos Correios, mais tarde passou a ser a Delegacia do Ministério da Fazenda. Fonte: www.historiadealaogas.com.br

O Lyceu Alagoano, que antes se chamou Lyceu Provincial, foi criado por um carioca. Aliás, é curioso assinalar isto: de 1818 até a Proclamação da República, um período de 71 anos, Alagoas teve 139 administradores, dos quais somente dois foram alagoanos. Na longa lista de Presidente e Vice-Presidente, vamos encontrar até um argentino naturalizado português e um português.

O Lyceu foi criado pela lei nº 106, de 5 de maio de 1849, sancionada pelo Presidente da Província, Cel. (depois General) Antônio Nunes de Aguiar, uma gestão relâmpago que durou exatamente cinco meses e oito dias. O Lyceu foi o primeiro estabelecimento oficial de ensino secundário em Alagoas. As aulas tiveram inicio em julho de 1849. No orçamento da província para 1851/52, figura a cota de 3605000 que era para pagar o aluguel da casa do Lyceu.

O primeiro diretor foi o Dr. José Prospero Jeová da Silva Caroatá e o colégio funcionou primeiro num prédio já desaparecido da atual Praça Pedro II. Os primeiros tempos são de indisciplina e houve quem lamentasse, na época, ter sido extinto no Lyceu Provincial o uso da palmatória, que funcionava a todo vapor nas escolas particulares. Convém lembrar que até a década de 30, já no nosso século, a “pavana” ou “santa-luzia” ainda era empregada em vários colégios de Maceió.

A má fama do antigo Lyceu foi gerando nas várias administrações a ideia de sua extinção. A epidemia do cólera fez diminuir bastante o número de matriculados. Foi a Lei nº 370, de 4 de julho de 1871, que o matou. Reza o seu artigo oitavo: “Fica extinto o Lyceu criado pela Lei nº 106, de 5 de maio de 1849, continuando somente a existir na capital as cadeiras de gramática latina, de francês e de gramática nacional e análise dos clássicos”. Foi preciso que surgisse “um administrador sagaz e decidido, como chama historiador Abelardo Duarte ao presidente João Marcelino de Souza Gama, o qual, poucos meses após ter assumido governo, restauraria o Lyceu pela Resolução nº 395, de 16 de novembro de 1863 (História do Liceu Alagoano. Departamento Estadual de Cultura, 1961). Não era alagoano o presidente João Marcelino e sim carioca, como o outro, criador do Lyceu.

A partir de 1960, já com a denominação de Colégio Estadual de Alagoas, o Liceu ocupou o prédio que foi construído para o Instituto de Educação na Rua Barão de Alagoas. Aqui o edifício em foto de Stuckert nos anos 50. Fonte: www.historiadealagoas.com.br

A primeira turma de bacharéis em Ciências e Letras, diplomados pelo Lyceu, remonta ao ano de 1910. Orador da turma foi o aluno Osman Loureiro de Farias, fadado a ser um dia governador do Estado. Na pequena turma de doze, apenas uma representante do sexo feminino: Da Gomes Ribeiro de Oliveira, que anos depois faleceria na Suíça, onde foi enterrada. O nome do Lyceu Alagoano se cultua na memória de quantos ali estudaram e ensinaram nome que ficou até 1942, por cerca de meio século, sendo alterado para Colégio Alagoano pelo Decreto nº 2.769 de 6 de agosto daquele ano, e finalmente Colégio Estadual de Alagoas, conforme Decreto de 26 de abril de 1945, que recebeu o número 145.

Em 21 de julho de 1898, o Estado comprou ao professor Domingos Moeda e sua mulher D. Ana Cândida, por 35 anos, o sobrado na Rua do Livramento, cuja antiga fotografia estampamos. O primeiro portão, à esquerda, era do galpão das moças e o outro abria para o galpão dos rapazes; os sexos só se misturavam nas salas de aula. O salão nobre ficava situado no último pavimento. Havia uma entrada no centro do edifício, que ficava bem defronte à escadaria. A entrada foi fechada.

(*) Texto de Bráulio Leite Júnior publicado no livro História de Maceió, Edição Catavento, 2000.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

21 de setembro de 2021 9:02 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *