quinta-feira 28 de março de 2024

Pix muda para se tornar mais seguro, proteger clientes e dificultar crimes

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação

 

Já popularizado, e cada vez mais procurado, o Pix é um novo meio de pagamento eletrônico instantâneo. Desenvolvido pelo Banco Central o sistema realiza transferências bancárias a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana – incluindo sábado, domingo e feriados.

Sua popularidade está no fato de ser mais vantajoso por fazer o pagamento imediato e não cobrar nenhuma taxa. Ao contrário da TED ou do DOC que na maioria dos casos cobram tarifas.

Instituições financeiras e polícias se uniram para detectar fraudes | Imagem: Internet

Porém, como é previsível, há sempre alguém usando os meios eletrônicos para aplicar golpes no comércio, no varejo, nos prestadores de serviço, seja online ou presencialmente. O golpe mais comum ocorre quando o estelionatário faz a compra pela internet, o estabelecimento envia os produtos e recebe falso comprovante de transferência pelo PIX.

Sua facilidade atraiu também criminosos, que estão aproveitando as facilidades do aplicativo pra fazer roubos e sequestros relâmpagos.

Assim diante dessa popularização e seus riscos, o Banco Central vem adotando medidas para garantir mais segurança ao processo de pagamento. Neste sentido, limitou os pagamentos em depósito, ou pré-pagamento, ao máximo de R$ 1 mil, das 20h às 6h da manhã do dia seguinte.

“Essas medidas todas vão diminuir as fraudes, vão proteger os clientes e os usuários de serviços de pagamentos e vão dificultar os crimes. É um esforço conjunto do Banco Central, das autoridades policiais e das instituições financeiras, de pagamentos, cooperativas e participantes que ofertam esses serviços de pagamentos”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello.

Entre as novas medidas, o BC estabeleceu que os bancos também devem implementar procedimentos de avaliação do cliente, antes da antecipação do que tem a receber na mesma data da transação.

Para segurança dos usuários, os bancos deverão fazer registros diários das ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraude nos serviços de pagamento, discriminando as ações corretivas adotadas.

As medidas antifraude na prestação de serviços de pagamentos deverão ser implementadas até o dia 4 de outubro.

Dicas para evitar cair em fraudes

  • Adicione as chaves do Pix corretamente. Se você deseja efetuar o pré-cadastramento dessa modalidade, faça apenas pelos canais oficiais da sua instituição bancária, como por exemplo, o aplicativo baixado em seu smartphone. Caso tenha dúvidas, sempre tire através desse mesmo canal.
  • Nunca informe senhas. Empresas nunca solicitam senhas, seja elas bancos, instituições ou outros. Se solicitarem, desconfie.
  • Cuidado com as solicitações de mudança de senhas que não foram solicitadas por você. Geralmente, se você solicita, eles enviam um link de confirmação para o seu e-mail, mas caso não tenha pedido, não acesse nenhum link de terceiros.
  • Não instale programas ou arquivos em anexos. Essa não é uma ação comum em lojas e estabelecimentos, caso algum local pedir isso, desconfie, pode ser uma maneira de conseguir roubar seus dados.
  • Se achar preciso, cancele seu cartão. Caso desconfie que seus dados possam ter sido expostos ou divulgados, faça o cancelamento de seu cartão e entre em contato com o banco ou instituição financeira e peça para bloquear suas contas e trocar o seu login.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

27 de setembro de 2021 12:01 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *