quinta-feira 18 de abril de 2024

Secult lança chamamento público para realização do Mês da Consciência Negra

Podem participar organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tenham finalidade cultural

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação

Chamada Pública da Secult/Al selecionará organização para a realização do Mês da Consciência Negra 2021 | Assessoria

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, no Diário Oficial dessa quarta-feira (29), um chamamento público para a seleção de organização para realização do Mês da Consciência Negra 2021, em Alagoas. O edital visa promover o fomento e a difusão da cultura afro-brasileira em Alagoas, incentivar a valorização dessas tradições e repassar de forma democrática os recursos alocados para apoio às festividades alusivas ao mês de novembro.

Poderão participar deste chamamento público organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tenham finalidade cultural. Será selecionada uma única proposta, observada a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária para a celebração do termo de colaboração.

Os interessados deverão entregar as propostas até o dia 29 de outubro, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 10 h às 14h, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, centro de Maceió, ou  via postal (SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento).

A relação de documentação necessária e o edital completo está disponível no site https://bit.ly/ChamadaConcienciaNegraAL2021.

Mês da Consciência Negra

Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Desde 1978, o movimento social instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. O Governo do Brasil instituiu oficialmente a data em Novembro de 2012, reconhecendo Zumbi como herói nacional.

“A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, buscando conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país”, disse a secretária de Estado da Cultura em exercício, Rosiane Rodrigues.

A Celebração tem uma importância maior para Alagoas, pelo fato da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, ser situada no Estado. Foi para as matas fechadas da Serra, que milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Lá viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695. O quilombo dos Palmares foi o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas.

Hoje existem em Alagoas mais de 65 povoados/comunidades quilombolas. As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

O Governo de Alagoas, através da Secult, apoia e coordena uma série de atividades culturais envolvendo parceiros de várias cidades alagoanas, em especial a cidade de União dos Palmares, local onde existiu a República de Palmares, liderada por Zumbi, além de diversos apoios às instituições ligadas ao movimento cultural negro em Alagoas.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de setembro de 2021 2:56 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *