quinta-feira 18 de abril de 2024

Maceió terá um dia a mais de prévias carnavalescas em 2023

Para 2022, a distribuição dos blocos e eventos acontecerá da mesma forma dos anos anteriores, iniciando com o Jaraguá Folia
Músicos do Pinto da Madrugada vão embalar coleta de resíduos na lagoa | Arquivo/Pinto da Madrugada

Em 2023, as prévias carnavalescas de Maceió terão um dia a mais de festa, com os blocos de trio passando a desfilar no sábado anterior ao Pinto da Madrugada. Este, sairá na avenida no sábado antes do carnaval.

Para 2022, a distribuição dos blocos e eventos acontecerá da mesma forma dos anos anteriores. Começa na sexta-feira, com o Jaraguá Folia e, no sábado, segue com o desfile do Pinto da Madrugada e os demais blocos integrantes da Liga Carnavalesca de Maceió, a exemplo das Pecinhas, Bloco do Rei e Turma da Rolinha. No domingo, também na orla, desfila o Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas.

O acordo entre a Liga Carnavalesca de Maceió e os representantes do Pinto da Madrugada foi fechado na última terça-feira, 28, com a mediação da Fundação Municipal de Cultura (FMAC). “As prévias carnavalescas – e o próprio carnaval – são tão importantes em nossa cidade, em termos de tradição e agregam inúmeros gêneros e vertentes musicais e de expressões culturais. Por isso, podemos afirmar que teremos, de maneira organizada, segura, democrática e tranquila a presença de todos que fazem as nossas prévias serem uma das melhores do Brasil”, destaca a presidente da FMAC, Mirian Monte.

Organização da folia

Com a definição do calendário, a Prefeitura de Maceió vai articular com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal e Polícia Militar, todo um planejamento para tratar da segurança, organização e viabilidade dos festejos de prévias carnavalescas.

“Já normatizamos as prévias do próximo Carnaval e organizamos todas as datas para não haver atrito. A partir de agora, as prévias ficarão sob a incumbência da FMAC. Vamos dar os próximos passos, para garantir um Carnaval com segurança”, disse o secretário-adjunto da FMAC, João Lyra.

Pinto da Madrugada arrasta foliões na orla de Maceió | Arquivo

Planejamento

Segundo o presidente do Bloco Pinto da Madrugada, Hermann Braga, a organização do Carnaval com antecedência foi importante para garantir um melhor planejamento dos eventos e entendimento entre as partes.

“Este novo formato permitirá também que o desfile do Pinto da Madrugada, o principal evento de Alagoas, ganhe uma maior dimensão, que mais orquestras do interior venham desfilar, teremos mais carros alegóricos, alegorias, fantasias e, principalmente, teremos mais foliões na avenida, já que muita gente trabalha até às 14h no sábado e não tinha condições de desfilar no Pinto da Madrugada. Isso só fortalece nossas tradições, nossa identidade e valoriza nosso patrimônio imaterial. Além disso, os blocos de trio poderão ter mais tempo para desfilar e a cidade ganhará mais um dia de festa. Tenho certeza de que Maceió terá o maior Carnaval da sua história e a diversidade da festa ficará preservada”, diz Hermann Braga.

Alegria

O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, destaca como grande fator positivo o planejamento feito com a devida antecedência que proporciona aos blocos se prepararem melhor para desfilar, repercutindo diretamente na geração de emprego e renda que decorrem do carnaval.

“Além da alegria que os seus blocos e eventos promovem a todas as tribos, idades e pessoas já que a Liga Carnavalesca promove a inclusão social em parceria com a APAE, tem seus blocos infantis, blocos do público mais jovem, os mais tradicionais e blocos essencialmente do frevo, sem falar nos seus eventos como o Jaraguá Folia e o Carnaval de Edécio Lopes”.

Consta na programação da FMAC para o próximo ano, a realização do Carnaval com polos distribuídos na cidade e apresentações artísticas culturais.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *