quinta-feira 18 de abril de 2024

Uncisal divulga a programação do Outubro Rosa, on-line e gratuita

Especialistas foram convidados para fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama
Fachada da Uncisal | Assessoria

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, é tema da programação mensal que a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por intermédio do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (NEQVT), promove de forma totalmente online e gratuita. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Para divulgar informações sobre o câncer de mama, a programação do Outubro Rosa 2021, promovido pelo NEQVT/Uncisal no instagram @neqvtuncisal, vai contar com conteúdo de especialistas para  fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Slide 1
Slide 2

Como não há uma única causa para o câncer de mama, coordenadora do NEQVT/Uncisal, Rosalva Medeiros, explicou que a programação foi pensada de modo a abordar os diversos fatores relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. “Durante todo o mês de outubro, trataremos de ações voltadas para a saúde feminina. Para isso, buscamos profissionais que trarão informações e alertas para a importância da prevenção e do cuidado com o câncer de mama”, explicou.

Na programação, no dia 06 de outubro, a psicóloga Alynne Acioli Santos vai falar sobre saúde mental;  no dia 13 de outubro, a nutricionista Denise Bertoni vai abordar sobre a alimentação; no dia 20 de outubro, o mastologista Alexandre Calado vai explicar sobre o câncer de mama; e a educadora física Rosângela Borges vai conversar sobre atividades física no dia 27 de outubro. Todo o conteúdo pode ser assistido pelo instagram @neqvtuncisal.

O câncer de mama

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que, para o Brasil, devem ocorrer 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *