Boletim do Tempo – 05/10

0
Por Vanderlei Tenorio

O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) divulgou um alerta de tempestade para as regiões do Rio de Janeiro, sul de Minas, Norte e Centro-Oeste de São Paulo, além da divisa do Mato Grosso com o estado Paulista. Na Região Sul do país, uma massa de ar frio vai marcar essa terça-feira (5). A queda de temperatura será percebida também em parte do Centro-Oeste, mas será maior no Rio Grande do Sul.

Foto: State Farm/CCommons

Nebulosidade sobre o Brasil:

O deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste está estimulado a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados desta região. Fortes pancadas de chuva ocorreram na noite da segunda-feira no norte do RJ, na região de Muriaé (MG) e no sul do ES. Nesta terça-feira, esta frente fria chega ao Espírito Santo. O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria deixa a temperatura baixa no Sul do Brasil e afasta as nuvens pesadas. O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste, enquanto o ar úmido e quente forma nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil.

Foto: Veja São Paulo

Previsão do tempo para 05/10/2021:

O sol predomina sobre o Sul do Brasil, mas a temperatura fica baixa por causa da influência do ar frio de origem polar. Algumas áreas da serra de SC e do RS podem até amanhecer com geada, o que já não é comum para esta época. O leste do PR, o litoral de SC e o Vale do Itajaí passam o dia com friozinho, céu nublado e garoa. Pode chover fraco em Curitiba e em Florianópolis. O norte e o oeste do PR têm pancadas de chuva a partir da tarde.

Nesta terça-feira, 5 de outubro, a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil terá sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva mais volumosa deve ocorrer no AC, em RO, no sul do AM e na divisa entre MS e GO. Deve chover bastante também no norte de SP, no Triângulo Mineiro, no Sul de MG, na Zona da Mata Mineira e no norte do RJ. A chuva será frequente no litoral de SP e no centro- sul do RJ. Sol, calor e tempo seco no norte de MG e no norte do ES

Como será o tempo em SP no feriado? 

Terça-feira fria e com garoa na Grande São Paulo. Chuva e temperatura baixa no Rio De Janeiro. Calor e pancadas de chuva em Belo Horizonte, em Vitória e em todas as capitais do Centro-Oeste

Calor em Belo Horizonte:

A madrugada de ontem, 4 de outubro, foi a terceira mais quente do ano em Belo Horizonte, com temperatura mínima de 22,2°C. A maior temperatura da madrugada registrada este ano na capital mineira, até agora, foi de 22,3°C nos dias 11 de janeiro e 20 de setembro.

Norte e Nordeste:

Sol e chuva passageira no litoral de Aracaju a Natal e na região de Fortaleza. Pancadas de chuva com raios na divisa do MA, com PA e TO. Sol forte e muito calor no TO e no centro-leste do PA.

 

Alertas meteorológicos para 05/10/2021:

Atenção para o risco de geada na serra de SC e do RS, mas sem danos para a agricultura.

Alerta para o risco de temporais no AC, em RO, no oeste e sul do AM, no norte do MS, sul de GO, norte de SP, Triângulo Mineiro, Sul de MG, Zona da Mata Mineira, norte e Vale do Paraíba no RJ.

Alerta para chuva frequente no litoral de SP e no litoral sul do RJ.

Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) no centro-oeste, leste e leste do MS, em MT, centro-sul e oeste de GO, no centro-oeste de SP, no litoral e sul do RJ, no centro de MG, incluindo Belo Horizonte, e sul do ES.

Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) no centro, leste e norte do AM, em RR, no sul do PA e no AP.

Atenção: mar agitado entre o RS e SC.

 

 

* Com informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Metrologia.

Deixe uma resposta