quinta-feira 28 de março de 2024

Evocações de Carnaval

A grande preocupação do maceioense consumidor de cerveja era a chegada do navio Rio Mondego ao porto de Jaraguá.

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior

 

 

Bloco Bomba Atômica no carnaval de 1953 em Maceió. Fonte: www.historiadealagoas.com.br

 

Há muitos anos, os anúncios nas secções carnavalescas dos jornais convidavam os foliões a aquisição de alpargatas douradas próprias para o festejos de Momo e que poderiam ser encontradas nas sapatarias Popular e Especial. Havia também as sandálias último tipo, “ saçaricando” o nome tirado de marchinha carnavalesca, e encontradiça nas casas do Zé Felix. Bebidas inocentes desprovidas de álcool, eram recomendadas: o Guaraná Davino ou então o Grapete: custavam dois cruzeiros em qualquer parte.

O folião Danilo César tinha mandado erguer grandioso palanque bem em frente à sua residência, na rua de São Bernardo, 245, aonde iriam comparecer, para alegria de todos, clubes, troças e ranchos

A grande preocupação do maceioense consumidor de cerveja era a chegada do navio Rio Mondego ao porto de Jaraguá. A questão é que o último carregamento recebido na praça tinha sido poucos dias antes do Natal! Imagine-se! E o navio em dezembro tinha descarregado apenas 1.685 caixas de cerveja. Os comerciantes haviam feito encomendas para o carnaval de doze mil caixas, mas sabia-se agora que o Rio Mondego só vinha trazendo em seu bojo 4.260 caixas. Uma caixa de Brahma, posta no porto de Jaraguá, custava 407,50, saindo para o comprador direto por 450,00. Havia uma quebra de treze garrafas em média por caixa. A garrafa saía a 10,00, podendo ser bebida a 12,00. Comentava-se, todavia, que os tubarões – termo nascido nos anos da guerra – estavam se preparando para cobrar 15,00 por garrafa, só o líquido! Um absurdo! E apelar para a COAP nem adiantava… Era a Sunab da época, a Comissão de Abastecimento e Preços. Chegaria o Rio Mondego a tempo, nem que fosse no domingo de Carnaval?

O negócio era não pensar muito nisso e procurar brincar nos lugares onde a folia prometia engrossar. Por exemplo, na União Beneficente Portuguesa, onde estaria a postos o Agostinho, cognominado “o mago dos comestíveis”. E depois, a UBP tinha programado um grande concurso para os foliões, com prêmios em primeiro lugar para a melhor fantasia, em segundo, para o melhor passo, em terceiro, para a maior resistência e em quarto, para o maior folião. A comissão julgadora estava assim composta: Eloy Paurílio, Helson Lamenha e Prof. Camerino. Gente fina e entendida no assunto.

Mas avancemos um pouco o relógio do tempo e vamos parar naquele domingo, 9 de fevereiro de 1958, quando a Avenida da Paz ficou regurgitante de gente para mais uma manhã de carnaval. Os jornais calcularam o público entre 20 a 30 mil pessoas. Em compensação, fracas eram as críticas presentes ao banho de mar a fantasia, recebendo a melhor do campeão Rubem Camelo a importância de 3.000,00. Recordo que na ocasião Rubem Camelo, de cartola e gravata borboleta, segurava uma lâmpada ao lado de uma pequena barraca onde anunciava ser mais vantagem trocar a lâmpada de casa por um candeeiro, evidente crítica ao precário serviço de luz. Nessa manhã, por azar, o clube carnavalesco Vou Botar Fora, fundado em 1932, e que há oito anos estava de fogo morto, chegou atrasado à Avenida para o concurso dos blocos, em que brilharam o Vulcão, o Bomba Atômica, o Arrasta Velha e a Escola de Samba Oriental.

(*) (*) Texto de Bráulio Leite Júnior publicado no livro História de Maceió, Edição Catavento, 2000.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

14 de outubro de 2021 9:10 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *