quinta-feira 25 de abril de 2024

O galo da Igreja do Rosário dos Pretos

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em 1925 |Fonte: www.historiadealagoas.com.br

No estudo que Ernani Mero escreveu sobre a Igreja do Rosário dos Pretos, editado pela Funted, na serie Maceió- História – Costumes, sob número FF-22, consta que “no local da atual Igreja do Rosário, na rua João Pessoa, no inicio do século XIX, existiu, com certeza, um cruzeiro”… Pois bem, há muitas fotos que estampam o símbolo antigo daquele templo, lá está bem visível o cruzeiro.

O casario da primitiva Rua do Açougue é nitidamente colonial, o leito da rua e o próprio templo oferecem aspectos contrastantes com a fachada atual. Tanto na torre do sino como na outra, inconclusa, foram abertos óculos, inexistentes na foto ora publicada; na torre quadrangular aparece um janelão, hoje fechado; o próprio rendilhado da cúpula encimada pelo galo sofreu modificações e as varandas de ferro das janelas, hoje cinco, eram apenas quatro. Construída por homens de cor, libertos e escravos, a igreja fora a principio pequeno nicho.

A História refere que o seu consistório foi designado para a primeira reunião da Assembleia Legislativa Provincial, em 1840, quando da transferência da capital da velha Alagoas, à margem da Lagoa Manguaba, para Maceió, mas os seus membros se recusaram a reunir-se no local designado pelo Visconde de Sinimbu. Templo do século XIX, obedece a uma linha neoclássica. Notemos, no entanto, o seu frontão, que deveria ser triangular, mas foi desenhado em curvas barrocas, e a janela, na foto antiga, lembra um nicho, fechado atrás, quando atualmente e aberto.

Na pesada torre, e cobertura bulbosa, alunos de Educação Artística do Prof. Ernani Mero, no Cesmac, fizeram uma descoberta curiosa: o que se pensava ser decoração na base de azulejo não passava de engenhosa aplicação, por parte dos escravos, de simples cacos de pratos de cor azul. Adianta o pesquisador penedense: “Isto prova a pobreza dos cativos na construção do templo e, ao mesmo tempo, o valor de nossos artesãos negros.”

Ao longo dos anos, o templo da antiga Rua do Sol tem sofrido desgastes e destruições, tudo indicando, por exemplo, que o seu primitivo altar-mor foi demolido. Permanece, contudo, invicto, lá no alto, talvez pela sua invejável posição inalcançável, o galo da torre, símbolo cristão da vigilância, já aparecendo nas catacumbas romanas com a inscrição latina “Vigilate” (Vigiai). O galo começou a aparecer nas torres das igrejas no decurso do século XII.

Segundo as pessoas mais antigas de Maceió, há uma lenda em torno do galo da Igreja do Rosário. Quando ele se volta para determinada parte da cidade, indica quase sempre acontecimentos funestos que poderão resultar em mortes ou simplesmente num número mais acrescido de óbitos. Os fiéis, porém, encontram, a qualquer momento, lá dentro, a doçura da bela imagem de Nossa Senhora do Rosário, revestida de precioso estofamento de ouro.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

20 de outubro de 2021 10:58 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *