Sefaz Alagoas disponibiliza planilha para cálculo e preenchimento do PGDAS-D para MEIs desenquadrados

A ferramenta está disponível no site da Fazenda e vem para facilitar trabalho dos contadores

0
Por Da Redação

A ferramenta foi idealizada pela Gerência do Simples Nacional de Alagoas | Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) disponibilizou, nesta segunda-feira (18), a Planilha de Simulação de RBA – MEI desenvolvida com o objetivo de auxiliar os contadores alagoanos a simularem o cálculo da Receita Bruta do Período de Apuração (mensal) e a Receita Bruta Acumulada (anual) para preenchimento da Declaração no PGDAS-D de contribuinte desenquadrados do Microempreendedor individual (MEI). A ferramenta idealizada pela Gerência do Simples Nacional está disponível no site da Fazenda.

De acordo com o Gerente do Simples Nacional de Alagoas, Bruno Garbois, a planilha vem para economizar tempo e trabalho dos profissionais. “A planilha calcula, automaticamente, os valores simulados de receita. O contador utilizará os valores das notas fiscais de entrada para alimentar a planilha e assim simular o valor tanto da receita do mês quanto da Receita Bruta Acumulada”.

Para realizar a simulação o Contador deve preencher as colunas brancas dentro da planilha: (i) Valor das Aquisições SEM ST; (ii) Valor das Aquisições COM ST ou Imunidade; e (iii) Agregação % (margem agregada), de acordo com a Legenda constante no final da própria Planilha de Simulação de RBA – MEI.

Vale ressaltar que o contador também pode solicitar à Gerência do Simples Nacional, por meio da atendente virtual Nise ou por processo SEI, um relatório de aquisição de mercadorias que também irá auxiliar o seu trabalho de regularização dessas empresas do Simples Nacional.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta