sábado 7 de setembro de 2024

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal

Por

Após receber o acervo completo de Paulo Mendes da Rocha em 2020, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, com sede na cidade de Matosinhos, acaba de receber o espólio de Lucio Costa. A doação foi feita pela família do arquiteto e urbanista e abrange cerca de onze mil documentos produzidos entre 1910 e 1998.

O arquivo compreende documentos de natureza diversa, como correspondência, artigos de jornais, recortes, revistas, cartazes, fotografias, álbuns de família, postais, mapas, plantas, desenhos e apontamentos nos mais diversos suportes como envelopes, verso de calendários, folhas de rascunho ou cartões de visita. O material é relativo à carreira de Lucio Costa como profissional liberal e como diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“É uma honra e uma distinção para a Casa da Arquitectura acolher o património desta figura ímpar do modernismo”, comentou o Presidente da Instituição, José Manuel Dias da Fonseca. Destaca-se no espólio projetos como o Plano Piloto de Brasília, com textos e desenhos pré-concurso e os elementos depois entregues por Lucio Costa, mas também a Casa do Brasil, em Paris, o Jockey Club no Rio de Janeiro, o Museu das Missões, o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova Iorque, entre outros.

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal

“Esta doação reveste-se de uma enorme responsabilidade e compromisso da Casa da Arquitectura para tratar, arquivar e promover o estudo de tão notável espólio”, disse Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura. Destacam-se do conjunto documental, cinco cadernos de anotações e esboços, num total de 305 páginas, que documentam as viagens de Lucio a Portugal, em 1948 e 1952.

O acervo que encontra novo lar em Portugal é composto e organizado segundo os seguintes temas: referências pessoais, projetos, obra escrita, correspondências, registos fotográficos, publicações, trabalhos acadêmicos sobre o arquiteto e demais atividades (ensino, patrimônio histórico e artístico nacional, congressos e conferências, desenho e pintura).

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal

A Casa da Arquitectura diz que se comprometerá com a manutenção da unicidade do espólio, garantindo a conservação e a divulgação através da sua Plataforma Digital, que será lançada em breve. Segundo representantes da instituição, toda a documentação está agora a ser tratada e digitalizada. Para efeitos de investigação e estudo, a Casa se comprometerá em disponibilizar imagens em alta resolução aos pesquisadores interessados.

Em outrubro do ano passado, o ArchDaily entrevistou o Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, sobre a ida do acervo de Paulo Mendes da Rocha a Portugal. Leia aqui.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

Com o objetivo de ajudar tabagistas a se livrarem do vício em cigarros, o

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a movimentar o processo em que o ex-presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *