8 de novembro de 2021 7:08 por Braulio Leite Junior
Ladeira da Catedral- este nome, naturalmente, passou a denominar a atual ladeira Eustáquio Gomes de Mello, antes chamada Ladeira das Pedras e Rosalvo Ribeiro, depois que a capelinha de Nossa Senhora dos Prazeres se transformou no majestoso templo da hoje Matriz de Maceió que parece presidir do sopé do Jacutinga a movimentação da cidade crescendo nos seus planos médio, alto e baixo.
E certamente, a mais antiga via inclinada de acesso ao bairro do Farol. Começou a existir nos tempos do engenho Maceió, que segundo alguns historiadores deu Início a criação da atual capital alagoana. Por ter esse vetusto passado, ela evoca pontos que foram distintos na paisagem urbana maceioense, entre esses o antigo farol, demolido pelos anos cinquenta, para dar lugar ao novo, que se ergue no Alto do Jacutinga. Ao lado do farol velho havia um sistema semafórico através do qual, por dezenas e dezenas de anos, a população conhecia, com antecedência, da chegada dos paquetes, dos navios que aportavam em Jaraguá. O povo o chamava de atalaia, espécie remota de meio de comunicação à distância. Mal aproava no horizonte, o barco que se dirigia à enseada de Jaraguá era anunciado através de especial sinal de bandeiras coloridas que se trocavam até o fundeamento definitivo do navio no porto.
A Ladeira da Catedral contribuiu em grande parte para o inicial desenvolvimento do Alto do Jacutinga, hoje um dos mais modernos trechos de altiplano de Maceió. Durante a administração do prefeito Francisco Abdon Arroxelas houve a substituição do seu calçamento de pedras irregulares pelo tipo de pavimentação que ostenta presentemente. Divisa-se nela parte da base do antigo farol, frentes de algumas casas de que ainda hoje se conservam como antes, e uma casa de biqueira remanescente do seu contorno primitivo. Nas residências da velha ladeira moraram nos últimos cinquenta anos figuras notáveis da sociedade alagoana, como o Cônego Antônio Valente, Dr. José l Leão ( dentista), e o jornalista e ex- presidente da Assembléia Legislativa Estadual, Manoel Valente de Lima.