quinta-feira 28 de março de 2024

Ainda os Trapiches

Anunciava-se que ele oferecia garantia aos seus depósitos em caso de incêndio, pois se achava equipado c com trinta registros especiais com encanamentos de três polegadas.

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior

 

Trapiche em Jaraguá. Fonte: www.historiadealaogas.com.br

Na evocação que fizemos do nosso antigo porto, com os seus trapiches, em capitulo anterior, faltou-nos relembrar o derradeiro dos quatro trapiches que tínhamos em Jaraguá e com certeza o mais bem construído. No começo do século pertencia ao coronel Carlos Lyra, proprietário da Usina Serra Grande, que o comprou, em 1913, por 372 contos de réis aos irmãos Luiz e Manoel de Vasconcelos. Com o dinheiro da transação, ambos adquiriram a fábrica de tecidos Santa Margarida, que ficava lá mesmo em Jaraguá, na rua Sá de Albuquerque, esquina com a rua Mato Grosso.

Dividido em cinco extensos compartimentos, possuía três pontes de mar a dentro, de madeira e alvenaria, e tinha dois grandes reservatórios com capacidade total para 400 mil litros d’água. Anunciava-se que ele oferecia garantia aos seus depósitos em caso de incêndio, pois se achava equipado c com trinta registros especiais com encanamentos de três polegadas. Havia um primeiro andar reservado à guarda de algodão, onde também ficava, em compartimento especial com bastante ventilação natural e instalações sanitárias, o escritório da firma chefiada pelo Dr. Levino Madeira. O local que ocupava era privilegiado, no nº 12 da rua Sá de Albuquerque, perto da Alfândega, da Recebedoria Central e dos bancos. Seu endereço telegráfico era Carlyra.

Uma pausa para uma breve recordação que nos ocorre. O falecido professor J. Silveira Camerino, mestre de várias gerações, costumava contar aos seus alunos os banhos de mar que gostavam de tomar, ele e outros garotos do seu tempo, saltando de mergulho das pontes dos trapiches. Um dia, a maré estava seca e felizmente saltou ele de pé, caindo na areia encoberta pela pouca água como uma estaca rígida, sentindo terrível concussão no crânio! Outro ponto pitoresco a a recordar é aquele referido pelo historiador Félix Lima Júnior em seu livro Maceió de Outrora: “debaixo das pontes estivadores e trapicheiros colocavam, em certo pontos latas vazias de querosene ou de banha, para aparar o melaço que escorria. Eles o vendiam a donos de carroças e de vacarias que preparavam ótima garapa para os animais “.

No interessante estudo que compulsamos de Maria José Menezes e Luiz Araújo, editado pela Funted na série “Maceió-Historia-Costumes”, sob o número FP-32, encontramos com a grafia inexata o nome do antigo armazém Pohlman, da firma alemã Pohlman & Cia que datava de 1902 e foi vendido à firma Maia Gomes & Cia, em 1917, quando o Brasil entrou na guerra. Lá está, com efeito, escrito Pullman, que se confunde com o nome do industrial norte-americano George Mortimer Pullman, nascido em Brocton, Nova Iorque, em 1831 e falecido em Chicago, em 1897. Cerca de 1860, Pullman imaginou construir vagões-camas ou vagões-salões, o que veio a patentear em 1864, tendo fundado em 1867 a Companhia dos Vagões-Palácios. Em 1880 fundou próximo de Chicago uma vila à qual deu seu nome e ficou sendo habitada por operários de sua empresa, a exemplo do que sucedeu conosco, por exemplo, em Fernão Velho. A antiga Great Western chegou a possuir carros Pullman, tipo vagões-salões, para viajantes de categoria, sendo Pullman braquilogia do inglês “pullman-car”. O Aurélio não registra o vocábulo, que aparece, no entanto, no Caldas Aulete e no Vocabulário Ortográfico, da Brasileira de Letras.

 (*) Texto de Bráulio Leite Júnior publicado no livro História de Maceió, Edição Catavento, 2000.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

10 de novembro de 2021 8:04 por Braulio Leite Junior A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *