sexta-feira 19 de abril de 2024

Unidade Popular lança Leonardo Péricles como pré-candidato à Presidência

Com 40 anos, ele é morador da Ocupação Urbana Eliana Silva, na região do Barreiro, em Belo Horizonte

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação

Leonardo Péricles Vieira Roque (integrante da Unidade Popular – UP) | Willian Dias/ALMG

A Unidade Popular pelo Socialismo, mais novo partido político brasileiro, lançou o nome de Leonardo Péricles, 40 anos, como pré-candidato a Presidência da República. A indicação do nome foi aprovada durante o 2º Congresso Nacional da UP, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro, em São Paulo.

Leonardo é de Belo Horizonte-MG, morador da Ocupação Urbana Eliana Silva, na região do Barreiro. Com o tema “Povo nas ruas, UP nas Lutas”, o cogesso reuniu mais de 200 delegados eleitos em 20 estados brasileiros e discutiu, principalmente, a situação política e econômica do país, um programa da classe trabalhadora para tirar o Brasil da crise, as lutas por melhores condições de vida e a defesa do socialismo.

De acordo com o partido, a proposta de pré-candidatura à Presidência é resultado de um profundo debate no diretório nacional e nos congressos estaduais e municipais que aconteceram como etapas anteriores à etapa nacional.

Slide 1
Slide 2

O entendimento é que há a necessidade de uma verdadeira candidatura de esquerda nas próximas eleições nacionais, considerando fundamental a defesa de um programa que paute a soberania nacional e a industrialização da economia sob controle da classe trabalhadora, pois nenhuma candidatura até agora defende questões como a revogação das reformas trabalhista e previdenciária, o fim das privatizações, a auditoria cidadã da Dívida Pública, a redução da jornada de trabalho, o congelamento do preço dos alimentos e o fim da carestia, a defesa das reformas urbana e agrária e uma unidade de esquerda contra o fascismo e neoliberalismo no Brasil.

O Congresso Nacional da UP aprovou por unanimidade a proposta da pré-candidatura de Leonardo Péricles à presidência da República. Além de ser o mais jovem partido do Brasil,  a Unidade Popular é um partido que é construído pelos trabalhadores e trabalhadoras, pelos negros e negras, pela ajuventude, pelas mulheres, pelos indígenas, pelos LGBTQIA+, pelas PCDs, pelos quilombolas e pelo povo pobre das periferias brasileiras.

“Quero agradecer a confiança de todos os filiados e filiadas do partido pela grande missão de representar um programa popular e o socialismo para defender os trabalhadores e enfrentar o fascismo, os banqueiros e a burguesia. Tenho convicção que com a mesma ousadia que tivemos para a legalização do partido enfrentando todas as dificuldades sem nenhum centavo dos ricos, vamos fazer história para o país deixar de ser dos milionários e ser do povo”, afirma.

O partido

Sobre a Unidade Popular pelo Socialismo (UP): teve seu registro eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 10 de dezembro de 2019, como resultado de um trabalho coletivo de centenas de militantes populares brasileiros, apoiado por mais de 1,2 milhão de pessoas que identificaram no programa da UP seus anseios e depositaram a confiança na construção de um novo mundo.

A Unidade Popular foi gestada nas manifestações de 2013, articulada por movimentos populares como o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), o Movimento de Mulheres Olga Benario, o Movimento Luta de Classes (MLC), a União da Juventude Rebelião (UJR) e milhares de trabalhadoras e trabalhadores.

Já em 2020, em seu primeiro ano de legalização, a UP disputou as eleições estaduais e municipais em diversas regiões do país, como o Pará, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Bahia e outros, com candidaturas populares, tendo uma atuação expressiva e de defesa de seu programa e do socialismo.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

15 de novembro de 2021 11:09 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *