quinta-feira 18 de abril de 2024

Não acredite; agrotóxico e naftalina

"Tem circulado na internet orientações de uso de produtos alternativos, muitas vezes ditos naturais, que como se diz agora é 'FAKE'"

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação

 

Foto: Divulgação / Ilustrativa

Tem circulado na internet orientações de uso de produtos alternativos, muitas vezes ditos naturais, que como se diz agora é “FAKE”. Falo daqueles mais ligado ao agro utilizados na casa, jardins, hortas, fruticultura e criação de animais.

Os usos deles não têm base científicas e não são registrados em órgãos de competência como Ministério da Agricultura e ANVISA. Retirar Agrotóxicos dos alimentos. Há várias informações ensinando a lavar frutas e hortigranjeiros com vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária e iodo.

Os dois primeiros modificam o pH da água e com isto os germens, bactérias, microrganismos, fungos e pequenos insetos são tirados em parte dos alimentos. A água sanitária indicada para uso em alimentos é cloro e na dosagem recomendada mata estes mesmos contaminantes. Mas nenhuma delas retira agrotóxico do alimento. Os produtos utilizados como agrotóxico hoje a maioria é sistêmico, está dentro da planta, fruta, o que está por fora (casca) não chega a 3%, insignificante. Lavar em água corrente e descascar ajuda um pouco também. Tem aparecido ultimamente o uso de iodo que também não funciona. Ele é um mineral importante para a saúde e sua falta atrasa o desenvolvimento da pessoa e cria o “Bocio”, aquele papo no pescoço. Os mais vividos se lembram quando usavam em feridas e como ardia, no preparado tinha álcool. O sal iodado já vem com a quantidade que precisamos. Repito não tira agrotóxico.

Qual alternativa? Comprar produtos orgânicos, agroecológicos de preferência certificados. Comprar em feiras do produtor de orgânicos é uma boa pedida. Lajeado tem segunda-feiras a tarde 15:00-18:00 na praça João Zart Sobrinho (Papai Noel). E na UNIVATES quinta feiras das 16;30 ás 19;30 ao lado prédio 3/7. Arroio do Meio e Santa Clara do Sul também tem grupos de produção de orgânicos.

Naftalina: Tem aumentado a venda de naftalina e estão usando em hortas e frutas.

Afugenta insetos pragas, mas, os úteis da polinização também. Há recomendação na internet. Ela é um Hidrocarboneto aromático produto químico não natural obtido a partir do petróleo. Se olharem a bula e a recomendação dos fabricantes está bem claro para que serve. Ela tem o poder de sublimação, passa direto de sólido a vapor, e este processo é utilizado no combate de traças. Este vapor é tóxico para animais e pessoas. Deve ser colocado dentro de armários e gavetas fechados onde tem um prazo de validade de 30 dias em média. Esta passagem de bolinha até o vapor dura ao redor 25 horas. Quem tiver uma exposição em grande quantidade pode presentar alergia de pele, anemia, confusão mental, irritação olhos, dor de cabeça, lesão no fígado e rins. A OMS informa que a mistura com álcool, solventes, materiais de construção pode causar leucemia. E estas bolinhas parecidas com bala precisa ter cuidado com crianças e animais domésticos.

Todos os produtos sejam agrotóxicos ou os conhecidos como domissanitários ou domissaneantes precisam estar guardados em lugar seguro e difícil acesso. (Detergentes, alvejantes, amaciantes, lava louça, ceras, limpa vidros, pasta e tinta sapato, sabões, saponáceo, desinfetantes, cloro, água sanitária, inseticidas pó e spray, repelentes, formicidas e raticidas.)

• Se usar vinagre 200 ml por litro de água
• Se usar água sanitária 1 colher de sopa por litro de água,
• Nos dois casos deixar de 15 a 20 minutos e enxaguar depois.

Fonte: independente.com.br/nao-acredite-agrotoxico-e-naftalina/

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

18 de novembro de 2021 1:11 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *