quinta-feira 18 de abril de 2024

Saúde inicia campanha do Dezembro Vermelho a partir deste sábado (20)

Programação inclui ações de prevenção e diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, HIV e Aids

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Aids e Hepatites Virais de Maceió inicia neste sábado (20) a campanha Dezembro Vermelho, que marca uma série de ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro. Todos os anos, a campanha é antecipada com o objetivo de intensificar as ações de prevenção em diversos pontos da capital.

As ações do Dezembro Vermelho se estendem até o dia 18 de dezembro e, ao longo desse período, as equipes das Unidades de Saúde e da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais estarão engajadas em ações educativas em salas de espera, oferta de testes rápidos em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerantes, realização de palestras e rodas de conversas online e distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos.

Segundo a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió, Gessyca Melo, a campanha busca estimular as medidas de prevenção, tratamento e cuidados com as pessoas que convivem com o vírus da Aids.

“Durante esse mês de mobilização, vamos fazer ações descentralizadas em associações de bairros, albergues, instituições e estabelecimentos de saúde, de modo que as pessoas tenham acesso facilitado a essas iniciativas. Nos locais, serão montados CTAs para ofertar testes rápidos para a população”, explica.

Arte: SMS/Divulgação

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) permitem que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, ao mesmo tempo em que possibilita o contato com grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. O teste é acompanhado de atividades de educação, aconselhamento e intervenção, sendo um ponto estratégico da Rede de Atenção para a ampliação do acesso e busca ativa de populações mais vulneráveis.

Webinário

No dia 1º de dezembro, a partir das 14h, via Google Meet, será realizado um webnário com Sandra Gomes, psicóloga do Programa IST/Aids e Hepatites Viras da Secretaria de Saúde de Maceió. O tema do encontro será “Dezembro Vermelho – uma luta positHIVa” e comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Programação

Reprodução

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *