PF deflagra operação contra a prática de segurança privada ilegal

Em Alagoas, foram quatro os alvos da operação "Segurança Legal V"

0
Por Da Redação

Polícia Federal deflagra “Segurança Legal V” em Alagoas | PF/AL

Em Alagoas, foram quatro os alvos da operação “Segurança Legal V”, deflagrada nacionalmente pela Polícia Federal. A ação tem o objetivo de combater o exercício ilegal da atividade de segurança privada, tanto por empresas, como por pessoas não capacitadas para exercer a atividade de vigilante.

Entre os flagrantes registrados na manhã de hoje (25), os agentes da PF encontraram um guarda municipal do interior do estado atuando clandestinamente como vigilante em um supermercado. Ele carregava uma pistola calibre .380 e foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Neste caso, como a arma utilizada estava registrada em nome do autuado, ele foi liberado após pagar fiança, mas, o registro do proprietário da arma deverá ser cassado.

A PF em Alagoas lembra que toda atividade de segurança privada, regulamentada pela Lei 7.102/83, deve ser previamente autorizada pela Polícia Federal. A regra vale tanto para os casos de prestação de serviço de vigilância armada, quanto para os vigilantes que trabalham desarmados, devendo todos eles ser capacitados através de curso de formação específico, com reciclagens a cada dois anos.

Denúncias sobre irregularidade ou clandestinidade nas atividades de segurança privada podem ser feitas pelo e-mail institucional delesp.drex.sral@pf.gov.br ou na própria sede da Polícia Federal, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Deixe uma resposta