sexta-feira 29 de março de 2024

VALE O PREÇO

Foto: Reprodução

Água Branca, cujo nome vem de uma serra rica em fontes de águas muito limpas, fica no Sertão alagoano e dista 304 km do aquário. É, também, o segundo ponto mais alto de Alagoas. Por isso, as noites têm um clima muitíssimo agradável, com um friozinho, assaz acolhedor!

A população de Água Branca é estimada em pouco mais de 20.000 habitantes e, entre eles, destaca-se uma jovem cantora e compositora, de forte personalidade artística que, desde o momento em que a vi no palco do teatro Jofre Soares, quando do lançamento do seu primeiro EP, despertou-me a curiosidade inerente à descoberta de um novo e promissor talento! Refiro-me, claro, à Suzi Mariana, que acaba de lançar, para o mundo streaming e físico, o seu segundo EP Pagando o Preço. Mais uma bela cria fertilizada pelos recursos da Lei Aldir Blanc!

Se a simpática Água Branca é o segundo município de maior altitude em Alagoas, sua filha ilustre também ganhou as alturas e está no mais alto patamar do pop rock produzido em latitudes caetés. Sobretudo, pela perspectiva do universo feminino. A audição do seu mais recente lançamento, não deixa qualquer dúvida sobre a salutar evolução de Suzi Mariana, como compositora, cantora e artista, o que se configura até pelo ponto de vista pessoal, pois o que antes parecia ser fragilidade, agora tem a fortaleza implícita à mulher.

Faixas Substanciosas

Como todo EP (Extended Play), Pagando o Preço também é resumido e parco, tem apenas quatro faixas e não foge à regra da esperteza e adaptação do mercado fonográfico aos tempos atuais. Ou seja, é uma gravação que é longa demais para ser considerada um single, e muito curta para ser classificada como um álbum. Portanto, tem a vantagem de ter um custo inferior ao de um álbum com 12 músicas, por exemplo. Não obstante, contempla os mesmos requisitos técnicos de um álbum convencional. No caso específico do EP Pagando o Preço, as quatro e substanciosas faixas são todas da lavra de Suzi Mariana, que assina letra e música e deixa ao ouvinte um gostinho de quero mais, ao final da audição.

Ao resenhar o seu EP anterior e homônimo, lembro-me que alertei para a seguinte questão: É quase um consenso entre os literatos, que para se tornar um escritor de verdade, a premissa básica é ser um ávido leitor. Esse fundamento também pode ser dilatado para o universo musical. Ouvir, e ouvir muito, é um pré-requisito indispensável à formação de um bom músico ou compositor apreciável. Há que saber ouvir de tudo e apurar os sentidos pela sensibilidade, para que, a partir desse embasamento, cheguemos à criatividade de um repertório de ideias, que nos libertará da repetição, do monofonismo por escassez de informações musicais não adquiridas. Porque, compor é dialogar com tudo o que já foi feito!

Avanços e Crescimento

À época, pus foco nessa questão, pois pareceu-me ser o maior entrave no trabalho de Suzi Mariana. É certo que ela ainda era muito jovem e tinha muita musculatura musical a ser desenvolvida. Aliás, como conceito, posso afirmar que nas frondosas árvores, cada galho é peculiar e diferente dos demais. Gosto de usar essa metáfora, para exemplificar a obra de qualquer compositor com substância, cujo cerne é evidente, porém, cada nova criação não será necessariamente siamesa à anterior. Suzi Mariana avançou nesse sentido! E o bom é que essa questão, aparentemente, foi de fácil solução para ela, pois talento não lhe falta. Pagando o Preço está aí para provar!

E tudo começa com Pensando Bem (Suzi Mariana), interrogativa e questionadora, com uma pegada blue e riff forte, que se pronuncia no interlúdio e abre caminho para um solo de guitarra direto, objetivo e matador. Finaliza com a melodia do riff executada pela guitarra de Igor Gnomo (que também assina a produção musical e os arranjos) sem efeitos, como a revelar uma doçura nostálgica e imperceptível até então, pela força que emana dessa canção. Em seguida, vem a música que dá título ao EP, Pagando o Preço (Suzi Mariana). Essa sim, um blue com todas as características do gênero, já perceptíveis na introdução, onde surge uma guitarra com slide a nos dizer: oh sim, Suzi Mariana andou ouvindo Vapor Barato (Jards Macalé e Waly Salomão). Temos mais um solo do Gnomo, que pontua super bem e põe em xeque essa bobagem das musiquinhas modernosas abolirem os solos e, cá pra nós, sabemos bem o porquê dessa limitação. Na letra, Suzi Mariana diz: “Eu estou pagando o preço / Pelo medo de me encarar no espelho.” Pois eu diria que não deve existir esse medo. Não, pelo ponto de vista artístico, porquanto, mais uma vez, Pagando o Preço está aí para atestar o seu crescimento!

Auxílio Luxuoso

O Ponto Final (Suzi Mariana) ainda não é o ponto final do EP. É a penúltima faixa e é mais uma canção interrogativa e absolutamente contemplativa, calcada no timbre onírico do teclado de Ítalo Neno, convenientemente protagonista, pela ausência da guitarra e por ter apenas o auxílio discreto do contrabaixo (Paulo Antonio) e da bateria (Filipe Urso), completando e robustecendo a atmosfera lúdica dessa bela canção. É, também, onde Suzi Mariana arrisca uma oitavada no canto e, sutilmente, revela a utilização do melodyne, porém, absolutamente musical. Aliás, ressalte-se o trabalho de direção vocal da Ana Galganni, um auxílio mais que luxuoso e competente, agregado a esse trabalho.

Por fim, e para finalizar o que não deveria ser tão já, Tire a Máscara (Suzi Mariana) é o bom e velho rock um tantinho progressivo, com todas as referências e células musicais que, a partir do solo, riffs e convenções, criam atmosferas conhecidas e ao mesmo tempo surpreendentes. E tudo acaba de repente, em pleno solo, o que, certamente, levará o ouvinte a apertar o play mais uma vez, no afã de ouvir novamente essa artista sensível, que já foi bolsista do CNPq, quando desenvolveu o premiado projeto “A construção de uma identidade nordestina, através da literatura armorial.” Portanto, Suzi Mariana sabe bem que o que é bom vale o preço!

SERVIÇO

Pagando o Preço, Suzi Mariana

Plataformas digitais: Spotify, Deezer, Amazon Music e Youtube Music,

Plataforma física: Em CD, pelo número (82) 99982-0781

Preço: 15,00

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto à população alagoana que o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *