21 de dezembro de 2021 12:15 por Da Redação
Em nove meses, a Prefeitura de Maceió retirou 6.200 toneladas de resíduos descartados de forma irregular nas praias da cidade. Para se ter uma ideia do montante de lixo jogado pela população, se fossem utilizados apenas caminhões-caçamba com capacidade para 10 toneladas, seriam necessárias 620 viagens para que o trabalho fosse concluído.
A quantidade de lixo e entulho retirado de rios e praias da capital é equivalente à capacidade de carga total de 24 Antonov AN-225, os maiores aviões de carga existentes no mundo. Ainda restariam 200 toneladas de resíduos, quantidade que ocuparia 80% de uma 25ª aeronave.
De acordo com a Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável, órgão municipal responsável pela coleta dos resíduos, foram utilizados diversos tipos de máquinas pesadas para lidar com os milhões de quilos de lixo.
“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que a população também faça a dela e não descarte o lixo em locais inadequados, como nas lagoas, praias e córregos”, reforçou o prefeito de Maceió, JHC, enquanto acompanhava o trabalho de recolhimento dos resíduos na Praia da Avenida, em Jaraguá.