sexta-feira 29 de março de 2024

Educação oferta mais de 16 mil vagas para novato na pré-matrícula em Maceió

Capital também ampliou oferta de ensino integral para mais oito escolas; procedimento deve ser feito on-line no site até o dia 30

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação

Foto: Jonathan Lins

A rede estadual de ensino disponibiliza 16.052 vagas para alunos novatos na pré-matrícula do ano letivo 2022 para estudantes de Maceió – quando somados à oferta de Marechal Deodoro e Paripueira, esse número sobe para 17.142 vagas. O procedimento deve ser feito on-line pelo site www.matriculaonline.al.gov.br e prossegue até o dia 30 deste mês.

Ao todo, 57.957 vagas foram oferecidas para pré-matrícula de novatos para o ano letivo 2022 na rede estadual de ensino. Deste quantitativo, 30.939 são para as escolas de regime parcial (apenas um horário), 12,678 para as unidades de ensino integral e 14.340 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Destas mais de 16 mil vagas da capital, 4.180 são para o ensino integral. A capital ampliou a oferta dessa modalidade para mais oito escolas, totalizando 33 unidades de ensino no sistema de ensino integral, com jornada de estudos de 7h ou 9h (ver lista completa abaixo).

“Este ano nós colocamos Alagoas entre os cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país, isso é muito significativo. Além disso, o estado vive o maior investimento da sua história em educação, com programas como o Cartão Escola 10, Vem Que Dá Tempo, Professor Mentor, Meu Transporte Novo, entre outros, que estão transformando a educação pública do estado, dando mais dignidade e oportunidades aos nossos alunos. Esse tem sido o grande motivador para as pessoas procurarem uma vaga na nossa rede de ensino e, com o empenho do governador Renan Filho, seguiremos ampliando a oferta, melhorando a estrutura e transformando a educação pública alagoana. Certamente o ano letivo de 2022 será um grande ano para todos os nossos alunos”, ressalta o secretário de Educação, Rafael Brito.

As escolas estaduais e as duas Gerências Regionais de Educação (Gere) de Maceió (1ª e 13ª) funcionam como ponto de apoio para quem tiver dificuldades de efetuar a matrícula online. Será obrigatório que todos os estudantes possuam CPF para a efetivação do cadastro.

Passo a passo

O interessado deve acessar o site  www.matriculaonline.al.gov.br e preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e série pretendida, além de selecionar três opções de escola onde deseja estudar. Se o candidato à vaga for um estudante com deficiência, é preciso declarar esta informação no ato do cadastro.

Na pré-matrícula on-line são ofertadas vagas para as seguintes turmas: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível fundamental e 1º período da EJA médio modular. Para a EJA fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos, enquanto, para a EJA médio, é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado deve procurar a escola mais próxima e verificar se a mesma dispõe de vagas. Caso sim, a matrícula deve ser feita presencialmente na instituição.

O resultado da pré-matrícula on-line estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022 e, no período de 24 a 28 de janeiro, o candidato deve comparecer pessoalmente à escola selecionada para entrega de documentação e confirmação da matrícula.

Transferência interna

Até o próximo dia 30, também será possível realizar a transferência interna, procedimento exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, em 2022, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde atualmente estudam. Neste caso, a transferência é realizada pela direção da unidade de ensino, mediante disponibilidade de vagas na escola pretendida e autorização dos pais (para estudantes menores de idade).

Fonte: Seduc

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

23 de dezembro de 2021 12:14 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *