quinta-feira 28 de março de 2024

Então é Natal

Afinal, esse é o tempo necessário para que os reclames da mídia consigam o efeito projetado pelos marqueteiros.

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro

 

 

 

Então é Natal, e tudo que envolve esta data se estabelece! No trânsito, se estabelece o caos. Parece que de uma hora para outra os carros procriaram como Gremlins, e são conduzidos por cérebros apressados, impacientes, que parecem dizer a cada barbeiragem: É Natal para você, seu fdp!… Dante, quando descreveu o inferno, não foi capaz de imaginar que no futuro, na era moderna, nos dias que antecedem o natal, as cavernas do consumismo, os super mercados ou qualquer birosca que venda algo que se possa definir como objeto de consumo natalino, fariam seu inferno parecer apenas um parque de diversões. Também, quem mandou inventarem os três reis magos e essa mania de dar presentes? Por falar nisso, se não vemos no próximo a cara de Jesus, não vejo sentido algum no presente de Natal. O simbolismo se mistura ao apelo do merchandising e no final a história é essa: seu rei mandou fazer assim… Do contrário, quem não faz o que seu rei mandou fica fora do script, que determina a troca de presentes e o sacrifício do peru (refiro-me à ave, é claro), que morre de véspera para a véspera. A não ser que o cidadão seja realmente um excluído. Aliás, são exatamente estes os que mais se parecem com Jesus e, paradoxalmente, são justamente esses que ficam a ver navios na noite de natal, sem peru, sem presentes, sem nada.

Culpa Cristã

Então é Natal, e o verão, com seu stress térmico, também se faz presente! Somos brasileiros e essa é só mais uma oportunidade que o clima do nosso país tropical nos oferece para provarmos que o espírito da generosidade natalina também se estabelece e nos envolve com a dádiva da compaixão. Então, no primeiro sinal, nessa época do ano, não nos furtamos a baixar o vidro do carro (com ar condicionado) e deixamos escapar um pouco do nosso conforto e espírito natalino, em forma de caridade e algumas moedas para o Jesus pedinte daquele sinal.

Slide 1
Slide 2

Então é Natal, e estamos impregnados pelo espírito de solidariedade, que prevalece. Mas, nada além de uma semana, no máximo duas, não mais que três! Afinal, esse é o tempo necessário para que os reclames da mídia consigam o efeito projetado pelos marqueteiros, e nos leve às compras e nos traga a consciência tranquila da obrigação cumprida, quando nos tornamos, mesmo que por um breve período, seres sensíveis às vicissitudes alheias. Ufa, ainda bem que logo logo chega o réveillon e aí quem for podre que se quebre, não precisaremos mais demonstrar solidariedade nem minimizar a culpa cristã, por meio da caridade natalina.

Espírito Natalino

Então é Natal, e as festas de comemoração pipocam! Toda festa de comemoração que se preze não pode faltar o tal do amigo secreto e suas malas-sem-alça. Uma delas, quando sabemos a quem vamos ter que presentear. A outra, quando ganhamos o presente. Mas o bom mesmo dessas festas é que sempre tem alguém que extravasa a vontade de dizer tudo o que pensa do outro, depois que o teor etílico embaça o cérebro e o frágil espírito natalino vai para o beleleu.

Então é Natal, e só pode ser obra do tal espírito natalino a minha capacidade de suportar a Simone cantando a versão brasileira de happy x mas, todos os dias, quando até John Lennon se emputece! Sem falar nas propagandas e os jingles que viram árvores de natal com aquelas musiquinhas e seus sinos irritantes.

Então é Natal, e há muito tempo nada muda nessa época. Há mais de 30 anos a Globo continua apresentando o Roberto Carlos como atração de final de ano e ele, o rei fanho, segue cantando a mesma coisa de sempre: “Quando eu estou aqui” … Porém, este ano, para mim, algo realmente mudou. Agora tenho certeza de que uma das coisas mais ho ho ho do natal, Papai Noel, realmente existe! Afinal, a Polícia Federal está aí para provar essa teoria, mesmo que seja um fascista escroto, com o saco cheio de dinheiro público, para comprar a hipocrisia das elites e o apoio da polícia.

Assim, tomado de assalto por uma generosidade esquisita e repentina, desejo um feliz natal a todos vocês, que perderam tempo lendo até aqui esta atividade do meu pobre espírito natalino!

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!!

 

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *