Governo desmente notícia falsa, atribuída a bolsonaristas, adversários do governador Renan Filho

Esclarecimento sobre máquinas expostas no Parque da Pecuária

0
Por Thania Valença

Governo diz que máquinas, compradas com recursos do estado, estão sendo entregues aos municípios | Fotos: Divulgação

O governo do Estado desmentiu e anunciou que está buscando identificar o homem que, em vídeo que circula em grupos de whatsaap, afirma que houve desvio de origem nos equipamentos agrícolas do programa Fortalece Alagoas. Os equipamentos (empilhadeiras, patrols e tratores) estão expostos no Parque da Pecuária, em Maceió, para serem distribuídos aos municípios.

No vídeo, desmentido pelo secretário de Comunicação, Ênio Lins, o homem afirma que as máquinas foram doadas pelo governo federal. “O vídeo é fakenews. São equipamentos comprados este, ano diretamente aos chineses, com verbas 100% do tesouro estadual” – reagiu o porta-voz do governo de Alagoas.

A falsa informação é atribuída a bolsonaristas, opositores do governador Renan Filho (MDB), que vão mais longe na divulgação de fakenews. Dizem que as máquinas foram compradas ainda no governo da presidente Dilma Roussef, para serem doadas a países de língua portuguesa, no continente africano.

Máquinas foram compradas da China pelo governo alagoano

Ao desmentir a informação, o secretário Ênio Lins afirma que as máquinas foram adquiridas por meio do programa Fortalece Alagoas, criado pelo governador para estimular o desenvolvimento dos municípios. Lançado em novembro último, durante solenidade de abertura da 11ª edição do Governo Presente, em Maragogi, o programa oferece aos municípios a cessão de máquinas conforme a prioridade de cada um, para que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população.

Equipamentos serão distribuídos entre os 102 municípios

Segundo o secretário, o estado vai aplicar recursos na compra de mais de mil veículos, entre estes ônibus escolares, tratores, ambulâncias e caminhões-pipa. Inicialmente, ressalta Ênio, estão sendo compradas máquinas pesadas, motoniveladoras e retroescavadeiras, para o fortalecimento da agricultura familiar e infraestrutura dos municípios.

Com Assessoria

NOTA DA SEPLAG

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) vem a público desmentir as mensagens falsas sobre o programa Fortalece Alagoas. Todos os equipamentos do programa foram adquiridos, integralmente, com recursos próprios do Governo do Estado de Alagoas, para promover o desenvolvimento dos 102 municípios alagoanos. O programa foi estruturado pelo Governo do Estado e contempla a aquisição e entrega de patrols, motoniveladoras, retroescavadeiras, ambulâncias, microônibus de transporte de merenda escolar, ônibus de transporte escolar, entre outros, a fim de fortalecer a gestão dos municípios, a manutenção da sua infraestrutura, e apoiar a agricultura familiar e o atendimentos à população.

 

Deixe uma resposta