29 de dezembro de 2021 11:26 por Da Redação
O ex-ministro da Casa Civil da Presidência, no governo Lula, José Dirceu, está em Alagoas. Ele veio com a família, para os feriados de Natal e réveillon, mas também para articulações políticas.
Um dos encontros que já manteve foi com o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), nome cogitado para ser candidato ao governo ou governador-tampão. Dantas seria o nome escolhido pela Assembleia Legislativa para assumir, se o governador Renan Filho (MDB) deixar o cargo, em abril, para disputar mandato de senador.
Do encontro, numa casa no Litoral Norte, onde Zé Dirceu está hospedado, participaram os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros, do PT, e a prefeita de Batalha, Marina Dantas, esposa de Paulo Dantas.
Além do cenário político de Alagoas, incluindo as articulações que passam pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas), pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB) e pelo grupo do prefeito JHC (PSB), a conversa girou em torno da força do ex-presidente Lula.
Conforme indicado por pesquisas de opinião, Luiz Inácio Lula da Silva é o grande eleitor do Nordeste, tendo peso também em Alagoas. Com seu nome em ascensão, o deputado Paulo Dantas tem procurado se articular inclusive com a esquerda.
Sem mandato
Mesmo com as questões judiciais que enfrenta, com os direitos políticos suspensos por causa das condenações judiciais que o enquadram na Lei da Ficha Limpa, o ex-ministro mantém o prestígio e o poder de influência tanto no Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é um dos fundadores, quanto na esquerda. Respeitado também pelos adversários, José Dirceu é um quadro importante no processo de retorno de Lula à presidência.
O ex-ministro voltou à cena em meados de julho último, quando as pesquisas começaram a indicar alta intenção de voto em Lula para as eleições de 2022. Desde então, tem realizado encontros com parlamentares, sindicalistas, prefeitos e líderes partidários.
1 Comentário
AGORA EM DIANTE VAMOS VER MUITOS EX-PRESIDIÁRIOS FAZENDO CAMPANHA POLITICA É UMA VERGONHA PARA O JUDICIÁRIO DE ALAGOAS.