Três casos de coinfecção por Covid-19 e influenza são confirmados em Alagoas

Registros ocorrem desde outubro de 2021; mortes por Influenza também foram registradas no estado

0
Por Da Redação

O secretário Alexandre Ayres | Agência Alagoas

Em postagem nas redes sociais nessa quarta-feira (5), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, confirmou que Alagoas registrou, desde o mês de outubro de 2021, três casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza. O Estado também já teve mortes pela Influenza.

Diante dessa confirmação, Ayres fez um apelo à população para que todos se vacinem. Ele também convocou uma reunião para discutir a implementação de um plano de contingência em Alagoas.

“Pessoal, boa tarde. Diante do atual cenário epidemiológico em todo o país, convoquei uma reunião de emergência para implementação de um plano de contingência. Aqui em Alagoas, já identificamos casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza. Mortes por Influenza já foram confirmadas em nosso estado. Por isso, é muito importante que todos continuem usando máscara, e o principal, vacinem-se contra o coronavírus”, postou.

A contaminação simultânea por Covid-19 e gripe em uma mesma pessoa vem sendo chamada de “flurona”, junção das palavras “flu” [gripe, em inglês] e parte da palavra coronavírus, “ona”. O termo foi usado pela primeira vez após a confirmação de um caso em Israel.

Com o aumento dos casos de síndromes gripais em Alagoas, a Sesau, junto com a Secretaria Executiva de Ações de Saúde (Seas) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), elaboraram uma nota técnica com o objetivo de orientar os profissionais dos diferentes níveis da atenção à saúde para que se mantenham em alerta quanto à identificação precoce de casos de Síndrome Gripal, possibilitando a implementação de medidas que tenham como finalidade quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Deixe uma resposta