terça-feira 31 de janeiro de 2023

12ª edição do My French Film Festival acontece no À La Carte, de 14 de janeiro a 14 de fevereiro

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório

O My French Film Festival foi criado pela UNIFRANCE, empresa estatal francesa que tem como principal objetivo difundir a cultura da França pelo mundo.

A 12ª edição do festival, que vai de 14 de janeiro a 14 de fevereiro de 2022, será totalmente gratuita para assinantes ou não assinantes do À La Carte. O evento, que anualmente apresenta a nova criação cinematográfica francófona, permite aos cinéfilos do mundo inteiro compartilhar seu amor pelo cinema francês.

A seleção reúne filmes dos mais diversos gêneros: comédia, drama, animação, documentário, entre longas e curtas-metragens, apresentando diversos jovens diretores, atores e atrizes da nova geração.

Alguns filmes trazem no elenco atrizes já conhecidas do público cinéfilo: Laetitia Casta e Clémence Poésy são as protagonistas de “O Meio do Horizonte”, de Delphine Lehericey; Laetitia Dosch e Sarah Forestier brilham juntas em “Playlist”, primeiro longa de Nine Antico; Noémie Lovovsky está em “Teddy”, comédia fantástica de Ludovic e Zoran Boukherma; e Alba Rohrwacher é a atriz principal de “O céu de Alice”, longa de estreia da diretora Chloé Mazlo.

Delphine Lehericey, realizadora de “O Meio do Horizonte”, recebeu por este filme o Greenpeace Lurra no Festival de San Sebastián, prêmio especialmente criado para consagrar a obra que melhor reflete os valores de defesa do meio ambiente e da paz.

“O Meio do Horizonte”, de Delphine Lehericey

Entre os diretores, destacam-se os irmãos gêmeos Ludovic e Zoran Boukherma, com o longa “Teddy”. A dupla de diretores teve seu longa anterior, “Willy 1er”, concorrendo ao prêmio Queer Palm, no Festival de Cannes 2016.

Outro nome promissor é o do documentarista David Dufresne, presente com “Um país que sabe se comportar”, filme indicado ao prêmio César 2021 de Melhor Documentário.

Guillaume Brac estará representado pela comédia “Embarque”, que percorreu diversos festivais internacionais, sendo apresentado na mostra Panorama do Festival de Berlim 2020, onde ganhou o prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), e ainda entrou para o “Top 10” de 2021 da conceituada revista Cahiers du Cinéma.

“Embarque”, de Guillaume Brac

Para os fãs de animação, especialmente as crianças, a dica é o talentoso diretor Rémi Chayé, realizador de “Calamidade”, indicado ao prêmio César 2021 de Melhor Filme de Animação, e vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, considerado o maior e mais importante festival do gênero de todo o mundo.

Na seleção de curtas-metragens, há diversas pequenas joias para todos os gostos, incluindo obras premiadas em festivais internacionais:

“Omnibus”, vencedor do Oscar 1993 de Melhor Curta (Live Action), um clássico de Sam Karmann (diretor do longa “Kennedy e Eu”); “Horacio”, animação que concorreu ao prêmio de Melhor Curta nos festivais de animação de Annecy e de Palm Springs; “Lua”, de Zoé Pelchat-Ouellet, vencedor de sete prêmios internacionais, incluindo o Prêmio da Crítica e o Grande Prêmio do Júri no Amarcort Film Festival; “Dustin”, de Naïla Guiguet, indicado ao prêmio de Melhor Curta LGBTQ+ no Festival de Palm Springs, e selecionado para os festivais de San Sebastián e Toronto; e o misto de comédia e horror “Os Demônios de Dorothy”, de Alexis Langlois, vencedor de dois prêmios no Festival de Locarno.

“Dustin”, de Naïla Guiguet.

Para o público infantil, haverá a sessão “Kids Corner”, com quatro curtas de animação selecionados especialmente para os cinéfilos mirins.

 

 

Mais lidas

Na luta contra o terrorismo PM’s alagoanos vão reforçar segurança em Brasília

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório Cinquenta policiais militares alagoanos já

Pré-matrícula para alunos novatos começa dia 16 de janeiro

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório A pré-matrícula para novatos da

Sidarta: A necessária lucidez sobre as drogas

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório Por Inês Castilho, do Outras

O maior assalto da história ao cofres da Petrobras

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório Para onde está indo o

Bolsonaro e Silvestre Péricles fazem ‘pegadinhas’ para sucessores nos palácios

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório O primeiro dia do presidente

Inep publica o cronograma para o Enem 2023

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório          

‘’A gente quer comida, diversão e arte’’, Margareth Menezes tomará posse do cargo de ministra

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório   A cantora baiana, muito

Governo Lula mantém MP que zera impostos sobre preços dos combustíveis até fevereiro

8 de janeiro de 2022 10:11 por Vanderlei Tenório Apesar do receio de muitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *