IEL acompanha evolução do Jovem Aprendiz no mercado de trabalho

Além de oferecer a formação e acesso à experiência profissional, IEL acompanha a evolução do Jovem na empresa

0
Por Da Redação

Foto: Divulgação

Ingressar no mercado de trabalho ou apostar na contratação de jovens sem experiência profissional são processos desafiadores. Quando esta oportunidade vem por meio do Programa de Aprendizagem, os desafios não desaparecem, porém tanto os jovens quanto as empresas que os contratam contam com um importante suporte desde a formalização dos contratos, durante toda a qualificação e a execução das atividades laborais. Este suporte é dado pelo setor de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreiras do Instituto Euvaldo Lodi em Alagoas (IEL/AL).

De acordo com a coordenadora do setor, Thayse Ferro, o acompanhamento do desempenho dos jovens na aprendizagem é contínuo, feito tanto nas atividades práticas, quanto nas teóricas. “Para o acompanhamento nas atividades teóricas, o IEL monitora a variação do desempenho em cada disciplina, analisa quais fatores podem ter causado variação negativa e quais ações devem ser tomadas para retomar o aprendizado dentro da proposta do programa. Nas atividades práticas, o IEL realiza auditorias trimestrais com os supervisores dos jovens, a fim de ouvir as empresas sobre o desempenho dos aprendizes nas atividades práticas. Caso o supervisor aponte alguma oportunidade de melhoria, o IEL direciona a qualificação para alcançar a melhoria necessária, seja ela relacionada ao comportamento do jovem ou ao conhecimento sobre a temática do curso”, assinala.

Thayse Ferro destaca que o acompanhamento é parte essencial da aprendizagem profissional, possibilitando direcionar a experiência para alcançar os objetivos de todas as partes do programa. “Muitas vezes a empresa considera que o jovem precisa melhorar na execução das atividades, mas não sabe como ajudar, pois muitas vezes o aprendiz precisa de conhecimento teórico e prático. Somente acompanhando a evolução é possível redirecionar o aprendizado”, defende.

Como as empresas também precisam de suporte para lidar com os jovens, o IEL tem esse olhar atento e busca atender a demanda. “Orientamos sobre a importância delas nesse processo de aprendizagem e transferência de conhecimento. Esse contato próximo com a empresa para identificar as oportunidades de melhoria tem sido muito positivo”, afirma a coordenadora.

Para mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz conduzido pelo IEL Alagoas, basta acessar ielal.com.br/jovem-aprendiz ou entrar em contato por telefone (82) 2121-3017 e e-mail mercado@ielal.com.br.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta