quinta-feira 28 de março de 2024

Caso de Covid-19 aumentam 1.800% em Arapiraca

Secretaria alerta população e empresários sobre medidas de prevenção

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação

Unidades básicas de Saúde estão registrando aumento dos casos de Covi-19, em Arapiraca

Aumentou expressivamente o número de casos positivos de Covid-19 no município de Arapiraca, a 129,5 quilometros de Maceió. O aumento foi registrado no Boletim Epidemiológico de síndromes gripais, que mostra a comparação da última semana de 2021 e as duas primeiras de 2022.

Quando analisadas a última semana de dezembro e a segunda semana de janeiro, o aumento é de mais de 1800%, confirma a Secretaria Municipal de Saúde do município.

No último boletim de dezembro, foram registrados apenas 3 casos positivados de Covid-19. O número saltou para 17 na primeira semana de 2022 e, em seguida, para 56 casos.

Secretária Luciana Fonseca assina Carta Aberta com orientações aos empresários e à população

Em função do avanço nos diagnósticos positivos, a Secretaria lançou, nessa quinta-feira, 20, uma carta aberta à sociedade, orientando a que sejam redobrados os cuidados sanitários de prevenção à Covid-19 e a Influenza H3N2. O documento tem foco também no empresariado arapiraquense, das áreas de comércio e serviços, para que garantam as condições de prevenção em seus estabelecimentos.

Dos empresários a Secretaria cobra medidas como uso adequado de máscaras para a entrada e permanência no interior do estabelecimento; condutas adequadas de higiene pessoal e controle de saúde dos colaboradores; lavatório com água corrente, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira, álcool a 70% e cartazes de orientação.

Outra forma de prevenção é a limitação de entrada de clientes proporcional ao espaço físico do ambiente, evitando aglomerações, e distância mínima de 1,5m nas filas dos caixas e corredores. Desinfetar, várias vezes ao dia, as superfícies e objetos tocados com freqüência e exigir o cartão de vacina dos funcionários e clientes devidamente atualizados são também medidas preventivas cobradas pelo municipio.

Assinam o documento, a secretária municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, a superintendente de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal, e a coordenadora de Prevenção à Saúde, Fátima Ramalho.

Com Assessoria

A todos os arapiraquenses…

Primeiramente, registramos aqui o nosso sentimento de pesar às famílias que sofreram a perda de entes queridos vitimados pela Covid-19. É sabido que muitas pessoas tiveram as vidas ceifadas por essa pandemia e a dor do nosso semelhante também é nossa. Assim, expressamos nossa solidariedade a toda forma de sofrimento decorrente dessa doença. Desejamos que recebam o nosso afeto, carinho e conforto neste momento tão difícil.

O Brasil, e consequentemente o estado de Alagoas, está sendo afligido pela Pandemia da Covid-19 e agora pelo surto da Influenza, e é preciso reagir em prevenção para evitarmos o bloqueio e fechamento de tudo novamente. Ainda sabemos pouco sobre essas doenças, mas com algumas informações científicas e agora com as vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), podemos então avançar nas providências de combate à doença.

O aumento de casos de infecções pelo vírus influenza no último trimestre deste ano tem atraído atenção para uma velha conhecida da humanidade. A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país, impulsionado pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2).

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirro. Dessa forma, pelo fato de a influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

Pensando nisso, decidimos, em conjunto, intensificar as ações de promoção e prevenção à saúde. Desde já, gostaríamos de contar com a ajuda de todos vocês para enfrentarmos juntos essa luta. Então, listamos abaixo algumas medidas obrigatórias de prevenção que todos devem tomar no combate a essas doenças nos setores de comércios e serviços:

  • Exigir o uso adequado de máscaras para a entrada e permanência no interior do estabelecimento;
  • Garantir condutas adequadas de higiene pessoal e controle de saúde dos colaboradores;
  • Disponibilizar lavatório com água corrente, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira, álcool a 70% e cartazes de orientação;
  • Limitar a entrada de clientes proporcional ao espaço físico do ambiente para evitar aglomerações, e possibilitar distância mínima de 1,5m nas filas dos caixas e corredores;
  • Desinfetar, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos tocados com frequência;
  • Comprovar e/ou exigir o cartão de vacina dos funcionários e clientes devidamente atualizados.

Pedimos que atendam ao nosso apelo e tomem medidas rápidas para diminuir o número devastador de vidas perdidas por estas doenças avassaladoras.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

20 de janeiro de 2022 6:13 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *