Maceió inicia vacinação das crianças de 7 anos sem comorbidades

Imunização pediátrica acontece no Maceió Shopping, Praça Padre Cícero, Terminal do Osman Loureiro e Papódromo

0

Foto: Secom Maceió

Em Maceió, os pais ou responsáveis já podem levar as crianças de 7 anos sem comorbidades para tomar a vacina contra a Covid-19. Eles devem procurar os espaços especialmente preparados para a criançada no Maceió Shopping (Mangabeiras), das 9h às 21h, e na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel), das 9h às 16h.

Com isso, o público beneficiado com a imunização contra a Covid-19 passa a ser crianças de 7 a 11 anos sem comorbidades e de 5 a 11 com comorbidades ou deficiência permanente. A vacinação pediátrica é aplicada em espaços específicos com decoração temática e recreação. Nos demais espaços a vacinação segue para pessoas de 12 anos ou mais com aplicação de primeira, segunda e doses de reforço.

Especialistas reafirmam que a imunização de toda a população vacinável, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é fundamental para o controle da pandemia.

“As crianças não vacinadas estão suscetíveis à Covid-19. As crianças pegam a Covid-19 e adoecem também, precisamos ter isso em mente. Mesmo as crianças assintomáticas podem disseminar o vírus, por isso, precisamos ter o máximo de cuidado com essas medidas em geral. A variante Ômicron tem uma capacidade de transmissão muito maior, como estamos vendo. A vacinação para as crianças de 5 a 11 anos, assim como dos adolescentes, já em andamento, vai melhorar bastante essa situação”, disse o médico infectologista Renee Oliveira.

Segundo ele, a responsabilidade dos adultos é fundamental, tanto na própria imunização, completando o esquema vacinal, quanto na vacinação das crianças. “Precisamos também intensificar os cuidados com a proteção não farmacológica, mantendo o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos”, reforça o médico.

Desde o início da vacinação pediátrica, em 17 de janeiro, Maceió vacinou 5.281 crianças, o que representa apenas 5,4% do público infantil. A prefeitura tem feito esforços para ampliar a adesão à vacinação pediátrica, com funcionamento nos fins de semana para facilitar o acesso aos pais que trabalham durante a semana.

Deixe uma resposta