terça-feira 16 de abril de 2024

Pontal da Barra é o mais bonito bairro de Maceió

Bairro encravado entre a lagoa Mundáu, a maior do Estado, e o mar, essa antiga vila de pescadores é uma raridade a ser preservada como expressão da cultura de Maceió.

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella

Foto: Reprodução (Ascom Fmac)

 

O Pontal da Barra, bairro de rendeiras e pescadores, é um recanto bucólico de Maceió onde moram 2.478 habitantes, conforme o Censo do IBGE de 2010. A população é distribuída em 1.183 homens e 1.295 mulheres.

Bairro encravado entre a lagoa Mundáu, a maior do Estado, e o mar, essa antiga vila de pescadores é uma raridade a ser preservada como expressão da cultura de Maceió.

O bairro tem apenas uma rua, que é o corredor comercial e gastronômico onde tudo acontece. Há alguns poucos becos que ligam as dunas ao mar e a lagoa Mundaú.  As lojinhas são as residências que às primeiras horas da manhã se transformam em galerias de arte.

O filé é o bordado mais conhecido; são pontos trançados sobre uma grade de comprimento e largura variados, a depender do tamanho da peça que será confeccionada.

A produção do artesanato envolve diretamente as mulheres (mães, filhas e avós). Os homens que são pescadores cada vez se dedicam mais a fazer o filé, a principal peça. Há ainda o caminho de mesa, colchas, saídas de praia, chapéus, xales, blusas, tiaras etc.

O filé desenvolvido na região das lagoas Mundaú e Manguaba foi incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

A gastronomia do Pontal da Barra baseia-se em frutos do mar. Seus bares e restaurantes estão localizados em frente à lagoa e, no pôr do sol o espelho d’água reflete lindamente. Esse é um dos espetáculos que se devem apreciar quando se estiver em Maceió.

Slide 1
Slide 2
Fonte: partiupelomundo.com

São dezenas de bares e restaurantes que margeiam a lagoa Mundaú e oferecem comidas típicas feitas por mulheres e homens que nasceram no local e mantêm a tradição de cozinhar como os seus antepassados.

O passeio de barco pela lagoa Mundaú é um dos bons motivos para uma visita do turista e de quem mora em Maceió. Cumpre fazer o passeio das sete ilhas. Os barcos passam pelas ilhas, aumentando o encantamento com a beleza dos manguezais.

Os dois ambientes, o do oceano e o lagunar, compõem um cenário cinematográfico.

  História e Tradição

O nome filé vem do francês “filet” que quer dizer rede e, de fato, é um bordado sobre uma rede de fios. Fios sobre fios que envolvem processos complexidade de execução e muito aperfeiçoamento através desse longo tempo histórico de repasses entre gerações, povos e países. Mesmo tendo quem vincule sua origem ao antigo Egito, sua procedência esteve ligada a certas áreas da península ibérica, nesses últimos séculos, sendo encontrado em localidades de Portugal (como Minho) e da Itália (como Pistoia), em seguida aportando no Brasil colonial onde, possivelmente, esteve incluso na educação reformadora das escolas cristãs católicas que ensinavam prendas às mulheres. Como no caso de sua ocorrência na península ibérica, por aqui se estabeleceria na vida das comunidades de pesca lagunares e costeiras de Alagoas.

Fonte: www.historiadealagoas.com.br

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de janeiro de 2022 7:49 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

1 Comentário

  • A lagoa Manguaba é maior que a Mundaú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *