quinta-feira 28 de março de 2024

Rui Palmeira muda estilo e se articula para ser candidato ao governo

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação

Articulador paciente, Rui Palmeira muda estilo, vai para o PSD e pode disputar governo

O ex-prefeito Rui Palmeira se articula para voltar ao cenário político alagoano, e nesta retomada, não descarta ter seu nome indicado como candidato ao governo do estado. Depois de ficar quatro meses filiado ao Podemos, legenda de pouca expressão por aqui – tem apenas 12 vereadores e 1 prefeito, Rui filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD).

Uma das tarefas que tem, agora como presidente do PSD em Alagoas, indicado pelo próprio presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, é articular a formação de uma chapa proporcional (candidatos a deputados federais e estaduais) competitiva.

O objetivo é formar uma chapa consistente, capaz de disputar o governo, ou influenciar no processo majoritário, e eleger no mínimo 3 deputados federais e 5 deputados estaduais. A princípio, Rui entra na disputa como candidato a deputado federal, cargo que já ocupou, sendo eleito para a Legislatura 2011-2015, e ao qual renunciou para assumir a Prefeitura de Maceió, em 2014.

Chapas fortes são fundamentais por dois motivos bem claros.

O primeiro é que, quanto maior a bancada de deputados federais maior será o volume de recursos do Fundo Partidário destinado à legenda.

Já a formação de uma chapa de peso para o parlamento estadual é importante para garantir apoios e votos se o PSD considerar que pode entrar na disputa pelo governo de Alagoas.

E é justamente esse o segundo objetivo da ida de Rui palmeira para o PSD. A legenda precisa ter um candidato viável para disputar o governo, diante de um cenário de indefinições, sem nomes fortes. De personalidade política serena, daqueles que aguardam o minuto final para decidir, o ex-prefeito sabe que tem chances.

Para a retomada de sua trajetória, Rui Soares Palmeira, que em setembro deste ano completa 46 anos de idade, portanto ainda jovem e com uma longa perspectiva de ação política, tem se reunido com aliados, com e sem mandato, para alinhar posições frente ao cenário eleitoral alagoano.

Ele vem conversando com deputados estaduais, vereadores e ex-vereadores, que formaram a bancada de apoio ao longo dos 8 anos de mandato na Prefeitura, e com expert’s da política.

No campo mais pragmático, tem mantido contato permanente com Arthur Lira (Progressistas), o todo poderoso 55º Presidente da Câmara dos Deputados, e um dos mais fortes líderes do Centrão, o grupo político que manda no presidente Jair Bolsonaro. Com Lira, o ex-prefeito analisa os diversos cenários eleitorais com base em pesquisas internas, visando traçar o roteiro de cada possível candidatura.

Outro político com quem Rui tem conversado é o presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Marcelo Vítor.

A intensidade das articulações que tem feito mostra que Rui Palmeira está se organizando com a mesma eficiência de outras disputas, porém deixando pra trás o estilo lento que caracterizou sua administração na prefeitura de Maceió.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

29 de janeiro de 2022 12:10 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *