sexta-feira 19 de abril de 2024

Estado lança sistema para diminuir tempo de abertura de empresas

Intenção é criar ambiente único para todos os serviços relacionados a um negócio, assim como visa a Redesim

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação

Foto; Ascom/Juceal

A abertura de empresas em Alagoas ganha mais agilidade, nesta terça-feira (1º), com a adição de um novo sistema, o Balcão Único. Agora todos os procedimentos para registro de um negócio serão feitos totalmente por meio do Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado –, sem necessitar utilizar outro sistema ou percorrer grandes burocracias.

O Balcão Único é um sistema promovido em parceria com a Secretaria Especial da Receita Federal e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Ele foi feito para possibilitar o macro objetivo da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) de um ambiente único e digital para todas as ações relacionadas ao registro e ao licenciamento de empreendimentos.

Com o Balcão Único, essa intenção do desenvolvimento do ambiente de negócios vai além. O objetivo do sistema é criar um ambiente para todas as atividades relacionadas a uma empresa, indo do registro, passando pela legalização até questões administrativas e trabalhistas. Logo mais, após o registro do negócio, será possível realizar o cadastro dos empregados pelo e-Social por meio do próprio Facilita Alagoas.

Essa novidade estabelece as cinco etapas para registro e legalização no portal. Para um negócio estar correto, é preciso proceder com a consulta prévia de localização e nome, a formatação do documento básico de entrada (DBE), o registro, a inscrição municipal e o licenciamento. No Portal Facilita Alagoas, agora também está disponível o preenchimento do DBE, que é o documento responsável por alimentar as informações perante a Receita Federal.

“Um sistema cada vez mais integrado com vários órgãos e entidades, e menos burocracia para aqueles que lidam com o dia a dia de uma empresa. É algo que soma a tudo que viemos fazendo ao longo desses anos. Abrir uma empresa nunca foi tão fácil e, agora, administrar e zelar por essa empresa será ainda mais fácil. O Balcão Único coloca o Portal Facilita Alagoas no futuro, onde tudo é realizado rapidamente em poucos cliques, como é feito nos países mais eficientes do mundo de acordo com o Doing Business”, reforça o presidente da Juceal, Carlos Araújo, ao mencionar o estudo feito pelo Banco Mundial que coloca o Brasil em 138ª posição na abertura de empresas.

Inicialmente o Balcão Único está disponível para as naturezas jurídicas empresário individual e sociedade limitada, apenas para os processos de matriz. Para dar entrada a esses processos, poderão ser utilizadas as opções de certificado digital e assinatura avançada, assim como anteriormente disponíveis no portal.

O Facilita Alagoas conta atualmente com serviços da Junta Comercial, da Receita Federal, dos cartórios, da Sefaz/AL, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas.

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de fevereiro de 2022 1:29 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *