12 de fevereiro de 2022 6:25 por Vanderlei Tenório
A produção vai retratar etapas da vida adulta do humorista e sambista. “Mussum, o filmis” abordará a divisão do artista entre a música e o humor, seu sucesso na TV e no cinema em paralelo à trajetória de sua vida pessoal. O longa está sendo rodado no Rio de Janeiro.
No longa, o público vai poder ver as peripécias do menino e do adolescente Antônio Carlos Bernardes Gomes, e entender sua relação com a mãe, Malvina, que dedicou a vida à sua criação. Ela sonhava que o filho fizesse carreira na FAB. Mas, felizmente, no quartel, ele pulava o muro para ir a rodas de samba — paixão que o levou a montar mais tarde Os Originais do Samba, nos anos 60.
Na imagem divulgada neste sábado (12/02), pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Aílton Graça aparece caracterizado do personagem na fase adulta como o Mussum nos bastidores do programa Escolinha do Professor Raimundo, um dos maiores sucessos de Chico Anysio na TV Globo.

Filho de uma empregada doméstica no Jardim Miriam, em São Paulo, assim como Antônio Carlos Bernardes Gomes era de uma no Méier, no Rio de Janeiro, Graça é fascinado pelo personagem dos Trapalhões desde criança. “Na TV, ele citava a Mangueira, o Palácio do Samba [quadra da escola], e eu pedia para minha mãe me levar lá”, conta ele em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Com direção de Silvio Guindale e roteiro de Paulo Cursino. O longa é baseado na biografia “Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões”, escrita pelo jornalista Juliano Barreto. A produção ficou por conta da Camisa Listrada, Globo Filmes, Telecine e Paronama Filmes.
Guindale (“Vai que Cola!”), que vem de uma série de comédia de sucesso na tv fechada, avisa que o filme de Mussum não segue exatamente essa linha. “Não vamos filmar os Trapalhões”, afirma. “Queremos mostrar quem era o Antônio Carlos”.
Ao chamar Aílton Graça para o papel, o diretor teve uma resposta em um nível inesperado: “Espera aí”, retrucou o ator, “vocês estão fazendo o Mussum? Esse é o trabalho da minha vida!”.
Em entrevista ao Adoro Cinema, o ator contou que está apalavrado com a produção e espera trazer uma nova visão do eterno Mussum. “Quero fazer algo mais vertical, entrar mais na vida do Antônio Carlos. O Mussum todo mundo conhece e esbarra com ele de alguma forma. Agora, quem é o homem que está por de trás do Mussum?“, disse Graça.
Sandro Gomes, filho do humorista aprovou a escolha do artista para o papel. “Será um prazer vê-lo interpretando meu pai. Algumas pessoas até falam que somos parecidos”, disse Gomes ao jornal Extra.
O filme tem estreia prevista para 2023, apesar de ser anunciado desde 2017. A distribuição é da Downtown Filmes.