terça-feira 31 de janeiro de 2023

Brasil na pré-seleção para os Prêmios Platino 2022

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório

O Conselho de Administração dos Prêmios Ibero-Americanos de Cinema e Audiovisual PLATINO anunciou as produções finalistas dos 23 países em cada uma das categorias que participarão de sua IX Edição, que acontecerá no domingo 1 de maio pessoalmente no IFEMA Palácio Municipal de Madrid

Entre as obras selecionadas para os IX Prêmios PLATINO, destacam-se produções ibero-americanas que passaram por festivais internacionais como o argentino Karnawal, o boliviano El gran Movimiento, o colombiano Memoria, o espanhol El Buen Patron, o mexicano Noche de Fuego ou a Plaza Catedral do Panamá.

Entre os diretores mais destacados da shortlist encontramos nomes notáveis ​​como Abner Benaim por Plaza Catedral”, Fernando León de Aranoa por El Buen Patrón”, Iciar Bollaín por “Maixabel”, Pedro Almodóvar porMadres Paralelas”, Simón Franco por “Charlotte” e Wagner Moura por Marighella”.

Após a complexa temporada que a produção audiovisual ibero-americana enfrentou em 2020, a indústria se instalou em 2021, chegando a mais de 800 obras estreadas durante o ano na primeira lista da IX Edição dos Prêmios PLATINO, somando longas-metragens de ficção, animação ou documentário e ficção ou série documental, número que supera as 677 obras realizadas no ano anterior. Destes 812 trabalhos estreados, um total de 206 foram pré-selecionados para figurar entre os 20 candidatos à indicação por categoria, lista que será divulgada em breve.

Da lista de 20 indicações por categoria, que será divulgada em um próximo evento presencial, serão selecionados os quatro finalistas de cada uma das 22 categorias do Prêmio PLATINOFinalmente, os vencedores serão anunciados no domingo, 1º de maio, na grande gala a ser realizada no Palácio Municipal da IFEMA, em Madri, o mesmo local que sediou este evento no ano passado, em que os grandes vencedores foram o filme colombiano “El olvido que seremos” e a série espanhola Patria”.

Entre os destaques brasileiros estão: “7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto e “Carro Rei”, de Renata Pinheiro com seis indicações cada, liderando a lista de produções brasileiras pré-indicadas, seguidas por “Deserto Particular”, de Aly Muritiba e “Marighella”, de Wagner Moura com cinco cada.

A série brasileira da Netflix “Cidade Invisível” obteve seis pré-indicações entre as produções televisivas. A portuguesa Isabel Zuaa (“Doutor Gama”), Rodrigo Santoro (“7 Prisioneiros”) e Seu Jorge (“Marighela”) estão na disputa pelo prêmio de melhor interpretação feminina e masculina.

Em números, entre os 21 países representados nesta primeira lista, a diferença de pré-indicações é mínima: Espanha lidera com 9%, seguida por Argentina, México, Peru, Portugal e Uruguai, todos com 6%. O mesmo se passa nas candidaturas a séries: México domina 16%, seguido por Espanha (14%), Argentina e Chile (10%). Desta primeira lista, sairão 20 indicados em cada categoria, e, finalmente, os quatro finalistas que irão Madri.

 

Representantes brasileiros:

Rodrigo Santoro por “7 Prisioneiros” e Seu Jorge por “Marighella” foram os pré-selecionados na categoria Melhor Interpretação Masculina. Isabél Zuaa, por “Doutor Gama”, representa o Brasil na categoria Melhor Interpretação Feminina.

Na categoria Melhor Coadjuvante Feminina e Melhor Coadjuvante Masculino em cinema, temos: Jules Elting por “Carro Rei”, “Vilma Melo” por “Selvagem”, Christian Malheiros por “7 Prisioneiros” e Bruno Gagliasso por “Marighella”.

Alessandra Negrini e Marco Pigossi (“Cidade Invisível”), Gabriel Leone (“Dom”) e Renata Sorrah (“Filhas de Eva”) são os pré-indicados nas categorias de interpretação das séries e minisséries. Jessica Córes (“Cidade Invisível”) e Raquel Vilar (“Dom”) estão na lista de Melhor Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie; para Melhor Coadjuvante Masculino estão relacionados Dan Stulbach (“Filhas de Eva”) e Wesley Guimarães (“Cidade Invisível”).

Melhor Minissérie ou Telessérie: “Cidade Invisível”, de Carlos Saldanha, “Dom”, de Breno Silveira e “O Caso Evandro”, de Aly Muritiba e Michelle Chevrand; Melhor Criador de Séries: Carlos Saldanha e Aly Muritiba.

Figuram na categoria de Melhor Direção: Aly Muritiba por “Deserto Particular” e Wagner Moura por “Marighella”. Junto com Henrique dos Santos, Aly Muritiba também concorre na categoria de Melhor Roteiro. Concorrem também na categoria, Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro e Leo Pyrata pelo roteiro de “Carro Rei”.

Nas categorias técnicas: Melhor Música Original: Carro Rei e Deserto Particular; Melhor Direção de Arte: Carro Rei e Doutor Gama; Melhor Montagem e Edição de Som: 7 Prisioneiros e Carro Rei; Melhor Fotografia: 7 Prisioneiros e Marighella.

Para a categoria Melhor Documentário estão pré-selecionados: “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, “Callado”, de Emília Silveira e “Cavalo”, de Rafhael Barbosa e Werner Salles. Para melhor Obra de Estreia: “Os Caminhos de Meu Pai”, de Mauricio Osaki.

Mais lidas

Na luta contra o terrorismo PM’s alagoanos vão reforçar segurança em Brasília

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório Cinquenta policiais militares alagoanos já

Pré-matrícula para alunos novatos começa dia 16 de janeiro

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório A pré-matrícula para novatos da

Sidarta: A necessária lucidez sobre as drogas

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório Por Inês Castilho, do Outras

O maior assalto da história ao cofres da Petrobras

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório Para onde está indo o

Bolsonaro e Silvestre Péricles fazem ‘pegadinhas’ para sucessores nos palácios

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório O primeiro dia do presidente

Inep publica o cronograma para o Enem 2023

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório          

‘’A gente quer comida, diversão e arte’’, Margareth Menezes tomará posse do cargo de ministra

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório   A cantora baiana, muito

Governo Lula mantém MP que zera impostos sobre preços dos combustíveis até fevereiro

15 de fevereiro de 2022 3:34 por Vanderlei Tenório Apesar do receio de muitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *