segunda-feira 30 de janeiro de 2023

“Medida Provisória”, primeiro longa de ficção de Lázaro Ramos, ganha trailer

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório

O longa-metragem “Medida Provisória”, que marca a estreia do ator e escritor Lázaro Ramos na direção, finalmente ganhou uma data de estreia nos cinemas brasileiros: 14 de abril de 2022. A produção passou por problemas com a análise da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

De acordo com o ator e escritor, o longa sofreu censura por parte da Ancine, tal ato dificultou a distribuição e exibição no circuito nacional. Nessa perspectiva, em dezembro de 2021, a assessoria do filme, a Trigo Press, anunciou que a produção ainda não contava com data de estreia programada nos cinemas brasileiros, apesar de todos os recursos submetidos por suas produtoras e co-produtoras à Ancine.

Na época, foi comunicado à imprensa que “ao longo de mais de um ano foram trocados com a Ancine dezenas de e-mails, checados o recebimento e andamento de protocolos, bem como foram realizadas consultas processuais”.  

“Especificamente no dia 21/10/2021, a pouco mais de um mês da previsão de estreia inicial, foi ainda enviada uma carta com questionamento formal à Ancine, via protocolo e copiando setores envolvidos nesta análise. O recebimento desta comunicação foi confirmado, mas não houve manifestação por partes de outros setores”. 

Baseado na peça Namíbia, Não (2011), de Aldri Anunciação, o longa teve o roteiro escrito por Ramos em 2015 e foi filmado em 2019 em diversas locações do Rio de Janeiro antes do início da pandemia de Covid-19. Mesmo impossibilitado de estrear, o longa brasileiro foi exibido oficialmente no ano passado (15 de dezembro) no âmbito do Festival do Rio 2021, “Medida Provisória” também foi exibido em diversos festivais internacionais. 

A trama do filme se passa em um futuro distópico no qual o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a “voltarem” à África como forma de reparar o período da escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitú (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir com um movimento que luta pelo direito de permanecerem em seu país de origem.

“É uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas “The Handmaid’s Tale” e “Black Mirror”. É um texto que veio do teatro, pensando um futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá para cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”, descreve Lázaro Ramos em comunicado à imprensa. 

Alfie Enoch e Tais Araújo em cena do longa ‘Medida Provisória’ — Foto: AdoroCinema

O elenco da produção é liderado por Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch – este último conhecido pela participação na franquia Harry Potter no papel do bruxo Dino Thomas. A produção conta ainda com Renata Sorrah, Adriana Esteves, Mariana Xavier, Flavio Bauraqui, Pablo Sanábio e Emicida, entre outros.

 

Confira o trailer:

Mais lidas

Na luta contra o terrorismo PM’s alagoanos vão reforçar segurança em Brasília

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório Cinquenta policiais militares alagoanos já

Pré-matrícula para alunos novatos começa dia 16 de janeiro

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório A pré-matrícula para novatos da

Sidarta: A necessária lucidez sobre as drogas

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório Por Inês Castilho, do Outras

O maior assalto da história ao cofres da Petrobras

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório Para onde está indo o

Bolsonaro e Silvestre Péricles fazem ‘pegadinhas’ para sucessores nos palácios

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório O primeiro dia do presidente

Inep publica o cronograma para o Enem 2023

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório          

‘’A gente quer comida, diversão e arte’’, Margareth Menezes tomará posse do cargo de ministra

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório   A cantora baiana, muito

Governo Lula mantém MP que zera impostos sobre preços dos combustíveis até fevereiro

18 de fevereiro de 2022 1:28 por Vanderlei Tenório Apesar do receio de muitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *